Fernando Gomes e Reinaldo Teixeira - Foto: Liga
Fernando Gomes e Reinaldo Teixeira - Foto: Liga

Fernando Gomes eleito para membro honorário do Comité Executivo da UEFA

Presidente do Comité Olímpico de Portugal e antigo líder da Federação Portuguesa de Futebol foi uma escolha de Aleksander Ceferin

Fernando Gomes, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e antigo líder da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi eleito, esta quinta-feira, membro honorário do Comité Executivo da UEFA.

A eleição decorreu no âmbito do 50.º Congresso da UEFA, realizado em Bruxelas, após proposta do presidente do organismo, Aleksander Ceferin. Os membros honorários do Comité Executivo da UEFA podem participar no congresso anual, como consultores, mas sem direito a voto. A escolha do português, de 73 anos, que foi eleito presidente do COP no dia 19 de março de 2025, foi justificada pelos «serviços excecionais prestados ao futebol europeu».

«A eleição de Fernando Gomes comprova o reconhecimento pelo seu papel fundamental no desenvolvimento do futebol a uma escala que extravasa as nossas fronteiras. É, ao mesmo tempo, motivo de enorme orgulho para a Liga Portugal, por isso saudamos o atual Presidente do Comité Olímpico de Portugal por esta distinção da UEFA», comentou Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal.

Enquanto liderou a FPF, Fernando Gomes foi vice-presidente da UEFA, entre 2017 e 2023, depois de ter sido membro do Comité Executivo do organismo, entre 2015 e 2023, tendo ainda sido o representante europeu no Conselho da FIFA, de 2017 a 2023. O Comité Executivo da UEFA é composto pelo presidente da UEFA, atualmente o esloveno Aleksander Ceferin, e outros 19 membros, 16 eleitos no Congresso da UEFA, com um mínimo de duas mulheres, dois pelos Clubes Europeus de Futebol (EFC) e um pelas Ligas Europeias.

Recorde-se que, no ano passado, depois de suceder a Gomes na FPF, Pedro Proença falhou a eleição para o Comité Executivo da UEFA, no 49.º congresso da UEFA, em Belgrado, pondo fim a 12 anos seguidos de representação lusa nesse organismo. Além de Fernando Gomes, Francisco Cazal Ribeiro (1968), Silva Resende (1984-1992) e Gilberto Madail (2007-2011) foram os outros representantes lusos no órgão da UEFA.