Seleção chegou este domingo a Portugal

Neemias no regresso a Portugal: «O futuro será risonho»

Neemias Queta foi o porta-voz dos Linces na chegada da Seleção a Lisboa, após a participação no Eurobasket, que terminou nos oitavos de final, diante da Alemanha, campeã do Mundo

Um dia, a fazer frente à campeã do Mundo. No dia seguinte, a chegar a Portugal quase incógnitos no aeroporto Humberto Delgado. Um dia depois de se ter despedido do EuroBasket com uma bela imagem deixada em três parciais frente à Alemanha, campeã do Mundo em título, a receção aos Linces foi bastante modesta. Apenas um jovem adepto se fez notar na chegada ao fim do dia. Com o cachecol de Portugal ao pescoço, o jovem levou para casa uma bola com autógrafos de Travante Williams e Neemias Queta, que se revelaram duas das figuras da equipa orientada por Mário Gomes.

Contudo, e apesar de estar habituado a lidar com multidões apaixonadas por basquetebol, Neemias Queta conseguiu vislumbrar sucessos a médio prazo para a modalidade em Portugal. Mas isso é pelo que a equipa fez. Não será, certamente, pela cultura desportiva que o país voltou a (não) mostrar.

«Acredito que o futuro será risonho. Com este tipo de competições, vamos chegar lá mais perto. Queríamos estar ali a competir ao mais alto nível e conseguimos fazê-lo. Jogámos um bom Europeu, fomos competitivos, conseguimos jogar contra as melhores equipas, ao mais alto nível, e vamos construir a partir daí. Agora já temos a experiência, por isso na próxima grande competição vamos estar melhor», disse o poste aos jornalistas presentes na chegada.

O poste de 26 anos, o primeiro português a chegar à NBA, e que em 2024 se sagrou campeão pelos Boston Celtics acredita que as bases para o sucesso do basquetebol luso estão lançadas, apontando ao talento que tem despontado nos escalões mais jovens, com muitos a darem já o passo da emigração para países mais competitivos. «Temos de ver todo o processo e as boas gerações com talento desde as camadas jovens que têm surgido nos últimos anos. Com o trabalho que temos vindo a fazer ainda há muitos frutos por colher», acredita Neemias.

Ansioso por voltar para «colocar os Celtics no topo»

Concluída a participação no Europeu, Neemias Queta deve viajar já nos próximos dias para os EUA para integrar os trabalhos de pré-época dos Boston Celtics. Questionado sobre as expectativas que tem para a terceira época na franchise, o português... preferiu não responder.

«Aos poucos, vamos ver como corre a época. Um dia de cada vez. Sabemos que vai ser uma temporada diferente. Estou bastante ansioso pelo que virá. Vamos continuar a trabalhar para meter os Celtics no topo», declarou apenas.