Portugal obrigou a Alemanha a esforço extra para se apurar para os quartos do EuroBasket (IMAGO) - Foto: IMAGO

Campeã do Mundo teve de sofrer para eliminar Portugal do EuroBasket

Desvantagem lusa à entrada do último período era de um ponto

O sonho foi real durante três quartos do jogo dos oitavos de final do Eurobasket, mas a lógica imperou e a Alemanha, campeã do mundo, eliminou Portugal, vencendo por 85-58 (17-12); (14-20); (21-19); (33-7).

O resultado não mostra as dificuldades sentidas pelos germânicos, que apanharam pela frente uma exibição defensiva monumental dos Linces, que chegaram ao intervalo a vencer por 32-31 e à entrada do último período só perdiam por um ponto (52-51).

Basta dizer que os 17 pontos marcados pelos alemães no primeiro quarto e os 14 no segundo represtaram as mais baixas pontuações do ano para uma equipa que chegou a este jogo como o melhor ataque, com uma média de 105,8 (!!) pontos por jogo.

Um quarto parcial desastroso, que coincidiu com o maior acerto dos alemães da linha de três pontos, teve um parcial a abrir de 13-0 que resolveu o encontro. Aliás, nos últimos 10 minutos, depois de um jogo a roçar a perfeição, os campeões do Mundo impuseram-se de forma clara: 33-7.

Se nas primeiras 24 tentativas de triplo os alemães só acertaram uma vez, a partir daí afinaram a mira e concretizaram seis das sete tentativas.

Neemias Queta assumiu a liderança da equipa e terminou o jogo com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 ressaltos, mas o segundo melhor marcador luso foi Travante Williams com apenas oito pontos, aos quais juntou três ressaltos e duas assistências.

Do lado dos alemães houve cinco jogadores a ultrapassar a dezena de pontos, com destaque para Franz Wagner e Dennis Schroder, dois jogadores que alinham na NBA e anotaram 16 pontos cada um.