LeBron James, quase com 42 anos, é apoiante da redução de tempo de jogo
LeBron James, quase com 42 anos, é apoiante da redução de tempo de jogo

NBA volta a equacionar redução do tempo de jogo

Adam Silver, comissário da liga norte-americana, mostrou abertura a adotar a fórmula utilizada pela FIBA e Euroliga

A NBA poderá vir a atravessar uma das mudanças mais profundas da sua história recente. Adam Silver, comissário da liga norte-americana, voltou a demonstrar abertura para encurtar a duração dos encontros dos tradicionais 48 para 40 minutos, adotando a fórmula utilizada pela FIBA e pela Euroliga, com quatro períodos de dez minutos.

O tema regressou à discussão após o jornalista Chris Mannix, da Sports Illustrated, revelar que o dirigente vê com agrado a transição para este modelo. A ideia ganha tração num momento de crescente preocupação em torno do elevado número de lesões e da ausência frequente de várias das principais figuras da modalidade logo nas fases iniciais da temporada.

Apesar da contestação de treinadores, adeptos e atletas ao calendário de 82 jogos e aos exigentes back-to-back — desafios disputados em noites consecutivas —, a diminuição do tempo de jogo divide opiniões. A alteração teria um impacto reduzido na carga das grandes estrelas e poderia penalizar diretamente os jogadores de rotação, uma vez que os clubes tenderiam a encurtar os plantéis e a limitar a utilização dos suplentes.

Por outro lado, o argumento comercial pesa a favor da medida. Em 2025, Silver defendeu publicamente que transmissões televisivas a rondar as duas horas correspondem melhor aos atuais hábitos de consumo audiovisual, onde manter a atenção durante quase três horas se tornou um desafio perante as novas gerações. Contudo, a experiência internacional demonstra que as frequentes revisões de arbitragem continuam a prolongar os jogos e, nos Estados Unidos, as transmissões são ainda mais estendidas pelo volume de intervalos comerciais, em grande parte dominados pelas apostas desportivas.

Entre os jogadores, a proposta conta com o apoio expresso de LeBron James. O melhor marcador da história da competição já se tinha mostrado favorável ao formato de 40 minutos há um ano, sublinhando que as partidas em moldes internacionais exigem um sentido de urgência imediato, sem espaço para períodos iniciais de estudo entre as equipas.

Ainda assim, vários intervenientes continuam a apontar a calendarização como o verdadeiro problema a resolver. A eliminação dos jogos em dias consecutivos e uma melhor distribuição das jornadas ao longo do ano surgem como alternativas para atenuar o desgaste físico dos atletas, embora o alargamento da época implique novos desafios logísticos e económicos para a NBA.

A iniciar sessão com Google...