Victor Wembanyama no All-Star Game (X/@spurs)
Victor Wembanyama no All-Star Game (X/@spurs)

NBA revela detalhes do novo All-Star Game

Estados Unidos contra o Mundo vai ter quatro jogos de 12 minutos e fim das restrições por posição na votação

A NBA anunciou, na noite de terça-feira, os planos há muito aguardados para reformular o seu All-Star Game. Já se sabia que o novo formato será um torneio de três equipas de oito jogadores cada (à partida; podem, afinal, ser mais), com duas compostas por jogadores norte-americanos e uma terceira exclusivamente com seleções internacionais.

Esta mudança afeta o processo de seleção dos atletas e a NBA revelou finalmente como vai proceder. Embora a base se mantenha — cinco titulares e sete suplentes de cada Conferência, com votação de fãs, comunicação social e jogadores para os titulares, e treinadores a escolherem os suplentes —, terminam as restrições por posição.

Até agora, os titulares eram selecionados em função de duas posições de base e três de frontcourt (extremos e postes), com os suplentes a seguir a mesma divisão mais dois wild cards. Agora, os cinco titulares serão os mais votados, independentemente da posição, o mesmo se aplicando aos sete suplentes.

Outra questão resolvida é a alocação dos jogadores face ao novo formato, que exige 16 americanos e 8 internacionais. Se o grupo de 24 selecionados não refletir esta divisão, o comissário da NBA, Adam Silver, nomeará jogadores adicionais para atingir o mínimo de 16 norte-americanos ou 8 internacionais. Por exemplo, se forem selecionados 14 americanos e 10 internacionais, Silver nomeará mais dois americanos para garantir o mínimo de 16.

Adam Silver, comissário da NBA

Tanto a NBA como a NBC, que transmitirá o jogo pela primeira vez após o novo acordo televisivo, esperam que esta mudança revitalize um evento no qual Silver tem tentado injetar mais competitividade.

O jogo mantém os quatro períodos de 12 minutos. Os três primeiros quartos serão disputados num sistema de round-robin (todos contra todos), permitindo que cada uma das três equipas jogue duas vezes. O quarto período será a final entre as duas melhores equipas após a fase de round-robin. Em caso de empate com registos de 1-1 entre as três equipas, o critério de desempate será a melhor diferença de pontos para apurar os dois finalistas.

O jogo das estrelas, que se realiza na nova casa dos Clippers em Los Angeles, tem lugar a 15 de fevereiro de 2026.