NBA Europa é cada vez mais uma realidade
NBA Europa é cada vez mais uma realidade - Foto: IMAGO

NBA Europa já tem 12 cidades confirmadas

George Aivazoglou, diretor responsável pela expansão europeia, levantou o véu sobre o novo formato de uma competição que vai contar com 16 equipas anualmente

O projeto NBA Europa tem ganho forma no último ano e começam a conhecer-se cada vez mais pormenores. George Aivazoglu, responsável pela principal liga de basquetebol do mundo no Velho Continente e no Médio Oriente, explicou os detalhes do formato da nova competição, em entrevista à Gazetta Dello Sport.

O dirigente revelou que a NBA Europa terá um formato «semi-aberto» com 16 equipas, 12 das quais fixas. Existirão ainda quatro vagas rotativas anulamente: uma atribuída ao detentor da Champions League, competição organizada pela FIBA e outras três atribuídas mediante o desempenho nas ligas domésticas.

Aivazoglu frisou que o projeto pretende dinamizar a competitividade dos campeonatos nacionais: «Sabemos que as ligas domésticas não são o que eram há 20/30 anos. Uma das nossas grandes ambições é elevar o ecossistema inteiro, começando pela base da pirâmide.»

O dirigente da NBA revelou as 12 cidades, distribuídas por sete países, representadas nas vagas fixas para a competição deve arrancar em «outubro de 2027». Milan, Roma, Londres, Manchester, Paris, Lyon, Madrid, Barcelona, Berlim, Munique, Atenas e Istambul vão integrar uma nova competição que pode espoletar encontros mais recorrentes com os franchises da liga norte-americana.

«Imagino um cenário em que a NBA Cup tem quatro equipas da NBA e quatro equipas europeias. Ou talvez criar uma competição global como o Mundial de Clubes da FIFA no último verão», frisou George Aivazoglu.

Ambição crescente no seio do projeto

Adam Silver, comissário da NBA, deu conta ao longo de 2025 das negociações que estavam a decorrer com a FIBA para a criação da nova liga de basquetebol europeia, mas apontou a data de arranque para a antecâmara dos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028,

O comissário de NBA também foi mais comedido a revelar as cidades que estavam na calha para receber uma equipa: Paris, Londres, Madrid e Berlim.