Mourinho: «Se alguém for jantar à Av. Liberdade não será insultado»
José Mourinho, treinador do Benfica, em declaraões à Sport TV após a derrota no reduto do Chelsea (1-0), em jogo da segunda jornada da UEFA Champions League:
O Benfica jogou olhos nos olhos. Que análise faz?
Não vou estar com muitos rodeios: uma derrota é sempre uma derrota, por bem que se jogue. É uma verdade que não quero esconder dos meus jogadores. Mas há perder e perder. Há perder e ter vergonha de sair de casa no dia seguinte, e há perder e tirar coisas positivas. Jogámos olhos nos olhos com uma boa equipa. O resultado podia ter sido diferente. Com tão pouco tempo para treinar, ter tanta coisa para nos agarrarmos... Foi o nosso jogo mais bem conseguido, com equipa estável e organizada. O guarda-redes não foi o melhor em campo. Podíamos ter marcado. A partir dos 75 minutos sinto que temos gente cansada. Sudakov, por exemplo. Os três médios com amarelo, num jogo que se ia partir obrigatoriamente. O Chelsea estava fortíssimo nas transições. Faço mudanças para dar outra frescura, mas eles tinham no banco jogadores melhores do que aqueles que estavam a jogar. Têm imensas soluções. Tenho a sensação de que o João Pedro podia ter visto o segundo cartão amarelo muito antes. Na UEFA são muito by the book. O exemplo disso é a expulsão do Florentino em Istambul. E o lance com Otamendi seria segundo amarelo. O jogo ia virar, com certeza. Estamos chateados com a derrota, mas otimistas com a base de crescimento tático e mental. Também já tivemos três dias para treinar, e agora vamos ter quatro, o que dá possibilidade de chegarmos melhor.
O golo do Chelsea aparece quando o Benfica estava a crescer. Gostou da reação?
É um golo que frustra, pois a equipa foi perfeitinha nas coberturas, no jogo zonal. Dois jogadores interpretaram o mesmo movimento. O Dedic estava muito dentro. A equipa não teve problemas, e as dinâmicas do Chelsea são difíceis. Os rapazes portaram-se bem.
A equipa está a reconquistar a confiança dos adeptos?
Isso só conseguimos reconquistar com bons resultados. Mas não sendo um bom resultado, se for uma boa performance... Uma derrota não deixa de ser uma derrota. Mas com o Qarabag não queriam sair de casa no dia seguinte, e se amanhã quiserem ir jantar à Avenida da Liberdade nenhum benfiquista os vai insultar. Penso que é positivo. Eu sou resultadista e derrota é derrota, mas há perder e perder...
É uma excelente base para o jogo com o FC Porto?
É uma ótima equipa, num momento fantástico. Ganha tudo, marca golos, não sofre. Mas quem chega a Stamford Bridge e joga desta maneira. A equipa tem de estar preocupada, mas sem medo do FC Porto, como não teve do Chelsea.