José Mourinho estreia-se com vitória no banco das águias - Foto: Catarina Morais/Kapta+

Mourinho (e não só): 'Welcome to Portuguese League'

José Mourinho já conquistou adeptos do Benfica com palavras e já está a usá-las para preparar o clássico no Dragão. A expressão de Bruno Lage em inglês aplica-se tão bem...

A chegada de José Mourinho à Liga portuguesa traz um salto mediático como nenhum outro treinador português traria (e poucos estrangeiros também, já agora). Bem podemos debater que Mourinho é este e quão longe está do Mourinho de há duas décadas, mas escusamos de perder muito tempo: José Mourinho é José Mourinho - e vale toda esta atenção.

E se dentro do campo arrancou bem, fora dele continua como peixe na água: as conferências de imprensa são agora motivo de interesse (arrisco dizer que serão até o maior) e não somos só nós, os jornalistas, a ficar satisfeitos com isso. Se há coisa que Mourinho foi ensinando um pouco por todo o mundo do futebol é que falar conta. Para os adeptos, para os adversários, para os seus jogadores ou presidentes. Conta sempre.

Bruno Lage saiu por causa de dois maus resultados e várias pobres exibições, mas as palavras também não o ajudaram. Parecia disposto a dar o peito às balas em clima de pré-campanha eleitoral, até o presidente/candidato o mandar embora de madrugada. Welcome to Portuguese League!

A duas semanas de um sempre quente clássico, o que se diz conta ainda mais. Na apresentação, dias depois de ter sido aplaudido no Dragão, Mourinho engrandeceu o Benfica. Falou diretamente para o coração dos agora seus adeptos, porque sabe que até José Mourinho tem sempre algo a provar. Já no sábado, após a primeira vitória, fez questão de esclarecer que não quer guerras - e até contactou Villas-Boas e Varandas. Poucas vezes se ouve um treinador das águias a classificar o FC Porto de «gigante», mas algures entre o respeito por um clube onde foi tão feliz e os ainda habituais mind games de quem quer vencer o próximo clássico estará a intenção.

Até lá, o Benfica tem dois jogos na Luz e vai a Londres para José Mourinho reencontrar o Chelsea. O foco estará obviamente no treinador. Ter Mourinho no banco a isso obriga - e ele gosta. Com muitos bons jogadores à disposição, é mais fácil construir uma equipa que esteja sossegada. Mas depois do Dragão ainda há Newcastle antes das eleições. E nessa altura as palavras não chegarão: os resultados contam a dobrar. Welcome to Portuguese League!

Num mês muita coisa muda (e na Liga mudam demasiados treinadores...), e já agora Francesco Farioli é a prova do quanto se pode mudar em pouco tempo. O FC Porto líder deste campeonato tem mostrado em campo tudo aquilo com que os adeptos apenas podiam sonhar no passado recente. Em sete dias vai ter três jogos, um deles contra Mourinho. Já adivinham não já? Welcome to Portuguese League!