Miguel Oliveira na box da Pramac durante a primeira sessão de treinos no GP do Algarve. Foto André Carvalho/A BOLA
Miguel Oliveira na box da Pramac durante a primeira sessão de treinos no GP do Algarve. Foto André Carvalho/A BOLA

MotoGP: Álex Márquez foi o mais rápido na primeira sessão no Algarve

Miguel Oliveira foi o 20.º numa manhã em que a chuva ameaça chegar ao Autódromo de Portimão

O espanhol Álex Márquez foi o mais rápido (1.39,145 m) nos primeiros treinos desta manhã, no Autódromo do Algarve, que este fim de semana recebe o penúltimo Grande Prémio do Mundial de MotoGP de 2025. Sem a presença do já campeão, Marc Márquez, a recuperar de lesão, o irmão mostrou que, tal como anunciou num evento em Aveiro, está em Portugal para chegar ao pódio.

Com a chuva a ameaçar no horizonte, o italiano Marco Bezzecchi fez o segundo melhor tempo (-0,196 s) à frente do australiano Jack Miller (+0.233), compnaheiro de equipa do português Miguel Oliveira na Prima Pramac, que terminou esta primeira sessão do dia na 20.ª posição da geral, a 1,712 segundos do piloto mais rápido.

Além de Marc Márquez (Ducati), também os espanhóis Jorge Martin (Aprilia), campeão em título e vencedor da edição de 2024, e Maverick Viñales (KTM) não competem no Algarve devido a lesão.

Para substituir Márquez, a Ducati recrutou para esta prova o italiano Niccolò Bulega, vice-campeão mundial de Superbikes para uma experiência com as MotoGP e o italiano terminou a manhã em 14.º lugar, à frente do companheiro na equipa oficial da Ducati, Francesco Bagnaia, campeão mundial em 2022 e 2023, que não foi além da 17.ª posição.

 O espanhol Raul Fernandez (Trackhouse) caiu no final da primeira curva do circuito algarvio e passou pelo centro médico do circuito, antes de ser levado ao hospital de Portimão para exames complementares.

A partir das 12h35 recomeçam os treinos, com o pelotão das MotoGP a entrar novamente em ação a partir das 15h00, já com os treinos cronometrados.