Moreirense defronta o Fafe no domingo - Fotografia: Moreirense
Moreirense defronta o Fafe no domingo - Fotografia: Moreirense

Moreirense e os (antigos) fantasmas de Fafe

Em Fafe, o Moreirense quase nunca 'fanfe'. Em 11 jogos na casa dos Justiceiros, os Cónegos só ganharam dois

Fafe e Moreirense encontram-se este domingo pela 24.ª vez na sua história. O jogo a contar para a Taça de Portugal tem hora marcada para as 14h locais.

Que se desengane quem acha que, pelo facto de a turma da casa atuar na Liga 3, os 90 minutos (ou 120...) vão ser favas contadas para a equipa da Liga Betclic. Isto porque o clericalismo dos Cónegos não costuma ser muito bem-vindo no tribunal dos Justiceiros.

Como o povo sabe, com Fafe ninguém fanfe. O Moreirense que o diga. Na sua primeira deslocação ao terreno do Fafe, em 1983, em jogo da 3.ª divisão, perdeu 5-0. Na primeira volta, em Moreira de Cónegos, os fafenses tinham vencido 1-3, naquele que marcou o primeiro jogo de sempre entre estes dois emblemas.

11 anos e 13 jogos passaram e, apesar de se terem registados três empates pelo meio, o Moreira continuava sem conseguir derrotar os seus rivais minhotos. O quebrar do enguiço deu-se apenas em maio de 1994 - e com muita vontade! 1-5 foi o resultado final. Nesse jogo, o Moreirense marcou tantos golos quantos os que tinha marcado nos 13 confrontos anteriores com o Fafe.

A partir daí, o Moreirense parece ter ultrapassado o fantasma fafense… ou quase. Nos quatro jogos que, desde então, se realizaram no Estádio Municipal de Fafe, os Cónegos só conseguiram voltar a vencer numa ocasião (em 2000), tendo-se registado dois empates (1995 e 2007) e a vitória do Fafe, também em 2007, em jogo da 2.ª divisão B.

Mas calma… nas registos da Taça de Portugal, o Moreirense aparece 100% vitorioso perante o Fafe. A única vez que os dois clubes se encontraram na Prova Rainha, os Cónegos bateram os fafenses por 2-0, no seu reduto, na 4.ª eliminatória. As circunstâncias desse jogo eram muito idênticas às atuais: o Moreirense também se batia na I Liga; já o Fafe militava na 2.ª divisão B (equivalente à atual Liga 3). A equipa, na altura liderada por Manuel Machado, acabou por cair da competição duas rondas à frente, nos oitavos-de-final, aos pés do SC Braga.