Jogadores do Sheffield Wednesday desanimados - Foto: Sheffield Wednesday
Jogadores do Sheffield Wednesday desanimados - Foto: Sheffield Wednesday

Histórico inglês afunda-se com novo recorde negativo

Sheffield Wednesday foi goleado pelo Swansea de Vítor Matos e atravessa crise desportiva (e não só)

A temporada desastrosa do Sheffield Wednesday atingiu um novo ponto baixo este domingo, após a equipa ter sido goleada, por 0-4, em casa do Swansea de Vítor Matos. Com este resultado, o clube estabeleceu um recorde negativo ao completar o nono jogo consecutivo sem marcar no Championship, o que eleva a série para dez partidas sem faturar em todas as competições.

A crise dos owls não se limita aos relvados. O clube do Yorkshire viu serem-lhe deduzidos 12 pontos em outubro, após entrar em processo de insolvência sob a gestão do antigo proprietário, Dejphon Chansiri, que, por sua vez, foi banido de qualquer cargo de direção num clube da EFL por um período de três anos. Em dezembro, uma nova sanção retirou mais seis pontos à equipa, deixando-a praticamente condenada à despromoção, a 39 pontos da linha de água quando faltam apenas 15 jornadas para o fim.

A derrota na casa do Swansea foi a oitava consecutiva no Championship e a equipa não marca um golo no campeonato desde o empate a duas bolas com o Hull, no Boxing Day. Seguiram-se 10 jogos sem qualquer golo marcado para todas as competições.

No final do encontro, o treinador Henrik Pedersen lamentou o desfecho, apesar de uma entrada promissora. «Vimos uma energia positiva nos primeiros 19 minutos. Tivemos boas situações de pressão, boas sequências com bola», afirmou, antes de reconhecer a superioridade do adversário. «Depois, eles marcam o golo, jogaram através de nós, e também temos de dizer que o Swansea é uma equipa fantástica. Após o golo, ganharam mais confiança e começaram a movimentar-nos.»

Com os próximos jogos em casa frente ao Millwall e, mais tarde, contra o rival Sheffield United, o Sheffield Wednesday arrisca-se a igualar um recorde indesejado que pertence ao Cheltenham. Se não marcar em ambas as partidas, completará 11 jogos de campeonato sem golos, igualando a marca estabelecida pelo Cheltenham no início da época 2023/24 na League One. A despromoção do Sheffield Wednesday à League One pode ser confirmada já na próxima jornada.