João Cancelo, jogador do Al Hilal (IMAGO)
João Cancelo, jogador do Al Hilal (IMAGO)

Mercado: Simone Inzaghi risca João Cancelo do campeonato saudita

Treinador do Al Hilal não pretende incluir nome do português na lista de estrangeiros para participar na prova. Em novembro, lateral-direito já assumiu o desejo de regressar ao Benfica

João Cancelo tem apenas seis jogos realizados pelo Al Hilal esta época, devido a uma lesão que sofreu no joelho em setembro e que o afastou não só da competição, mas também da lista de oito jogadores estrangeiros inscritos no campeonato saudita. Lista essa que não deve sofrer alterações.

É essa a pretensão do treinador do Al Hilal, Simone Inzaghi, segundo os sauditas do jornal Al-Riyadiyah. A decisão final ainda não estará tomada, e a lista só tem de estar definida após o mercado de transferências de janeiro, mas o técnico está determinado em cingir Cancelo à participação na Liga dos Campeões asiática e na Taça saudita.

Cancelo regressou à competição em novembro e, desde então, só atuou na prova continental, somando um golo e duas assistências em três jogos.

O regulamento do futebol saudita permite a cada equipa inscrever 10 jogadores estrangeiros, incluindo dois sub-21. No entanto, esse número é reduzido para oito no campeonato saudita (os 10 podem ser usados na Taça). A liga dos Campeões asiática não tem restrições deste género.

O plantel do Al Hilal tem nove jogadores estrangeiros com mais de 21 anos: João Cancelo, Rúben Neves, Darwin Núñez, Marcos Leonardo, Yassine Bounou, Kalidou Koulibaly, Malcom, Theo Hernández e Sergej Milinković-Savic. Há ainda três estrangeiros sub-21: Kaio César, Yusuf Akcicek e Matteo Patuilliet.

Dado este cenário, e com o Mundial 2026 na mira, a Imprensa saudita já avançou que João Cancelo e o seu agente Jorge Mendes estudam uma possível mudança de cenário no mercado de inverno. Um regresso ao Barcelona já terá sido equacionado e o jogador não tem escondido o desejo de regressar à Europa e ao Benfica.

«Estou sempre aberto a novas aventuras. Gostaria de voltar à Europa. Benfica? O sonho do Benfica tenho sempre, depende de como vai ser o meu futuro. O sonho de jogar no Benfica terei sempre. Foi o clube que me formou, além do Barreirense. O meu desejo de voltar ao Benfica é sempre grande», assumiu em conferência de imprensa ao serviço da Seleção, em novembro.