Mercado Rio Ave: internacional checo contratado para a defesa
O mercado de transferências fechou, mas não para jogadores livres e, nesse sentido, o Rio Ave anunciou esta segunda-feira a contratação do defesa-central Jakub Brabec, de 33 anos, 42 vezes internacional pela Chéquia. O reforço representou o Aris de Salónica, da Grécia, nas últimas quatro temporadas e ainda disputou um jogo pela equipa, esta época, frente ao Araz FK, do Azerbaijão, na UEFA Conference League. A eliminação dos gregos da prova acelerou a saída de Jakub Brabec, que agora abraça uma aventura em Portugal.
O contrato firmado entre o jogador e o Rio Ave tem a duração de duas temporadas, e o defesa já se encontra integrado e a trabalhar sob as orientações do treinador Sotiris Silaidopoulos.
O técnico teve papel determinante na decisão do jogador em aceitar o convite do Rio Ave. Apesar de ter recebido propostas para regressar ao seu país natal, bem como convites de clubes gregos, Jakub Brabec optou pelo projeto desportivo apresentado pelo Rio Ave, que conseguiu captar o interesse do defesa-central checo.
Brabec esteve presente no Campeonato Europeu de 2020, além de ter participado também nas mais elevadas competições pelos sub-21 e sub-19. No seu currículo constam dois títulos de campeão checo: o primeiro conquistado ao serviço do Sparta de Praga na época 2013/14, e o segundo pelo Viktoria Plzen, na temporada 2021/2022. Durante esta última época, transferiu-se para o Aris, demonstrando a sua capacidade de adaptação a diferentes realidades competitivas.
A nível internacional, o defesa também conta com passagens por clubes fora do seu país natal. Atuou durante duas épocas no Genk, da Bélgica, e teve uma experiência no Caykur Rizespor, da Turquia, onde partilhou balneário com Chidozie, antigo jogador do FC Porto.
Checo espera... rejuvenescer
Num plantel marcado pela juventude, Brabec está entusiasmado por contribuir com os seus conhecimentos e, simultaneamente, aproveitar esta oportunidade para se revitalizar: «Quando vi a equipa, vi muitos jogadores jovens. Todas as equipas precisam dos mais velhos, então, acho que esta é a minha posição aqui. Quando entrei no balneário, vi um bom grupo e é um prazer estar aqui. Estou muito feliz e acho que eles vão deixar-me mais jovem.»
O internacional checo conhece Portugal e identifica nas bancadas uma força muito grande: a paixão dos adeptos. «Vejo este passo como mais uma oportunidade na minha vida, para mim e para a minha família. Tive a oportunidade de conhecer Portugal com a seleção e deu para perceber que os adeptos são muito apaixonados pelo futebol, o que facilitou a minha decisão. O projeto do Rio Ave faz todo o sentido e é muito bom, portanto, vou dar o meu melhor para ajudar a equipa», garantiu.
As expetativas são elevadas: «O que vi nos dois dias que cá estou foi muita energia no treino. Faremos o nosso melhor, porque há um grande compromisso dos jogadores jovens e cabe-nos acompanhá-los e torná-los mais perspicazes. Espero que seja uma boa época».