Mercado oficial: Juan Mata tem novo clube
Juan Mata, antigo médio de Chelsea e Manchester United, assinou pelo clube australiano Melbourne Victory, da A-League.
O jogador de 37 anos, campeão mundial em 2010 com a Espanha, chega ao clube depois de ter passado a última época no Western Sydney Wanderers, também da principal liga australiana.
Na temporada passada, Mata foi titular em apenas sete jogos. Agora, explica que a escolha do Victory aconteceu em busca de mais tempo de jogo.
«Não sou alguém que exige tempo de jogo só por exigir», disse o médio espanhol, que no verão de 2023 deixou a Europa (estava no Galatasaray, da Turquia) para rumar ao Japão (Vissel Kobe). «Senti verdadeiramente a energia no clube. Senti que me queriam aqui. Estou motivado para ajudar esta equipa a ganhar troféus e para trabalhar com o clube num plano a longo prazo para fortalecer o futebol no país.»
Mata tem uma carreira recheada de títulos, tendo também conquistado o Europeu de 2012 com a Espanha, marcando um golo na vitória por 4-0 na final frente à Itália.
Depois de se afirmar como no Valência, Mata assinou em 2011 pelo Chelsea, onde venceu a UEFA Champions League, a UEFA Europa League (numa final contra o Benfica) e a Taça de Inglaterra.
Mudou-se para o Manchester United em 2014 por uma verba recorde para o clube na altura, 44,7 milhões de euros, ajudando os red devils a conquistar a Taça de Inglaterra, a Taça da Liga inglesa e a sua primeira UEFA Europa League em 2016/17, sob o comando de José Mourinho.
O Melbourne Victory, que tem o português Roderick Miranda como capitão, foi vice-campeão australiano na época passada e inicia a nova campanha em casa, contra o Auckland FC, a 18 de outubro.