Lewandowski ainda tem o futuro por definir - Foto: IMAGO
Lewandowski ainda tem o futuro por definir - Foto: IMAGO

Mercado: afinal, Lewandowski pode ficar no Barcelona

Catalães ponderam oferecer um novo contrato ao ponta de lança de 37 anos, mas o futuro do polaco ainda é uma incógnita

O futuro de Robert Lewandowski no Barcelona permanece incerto, mas o clube catalão está a considerar oferecer uma extensão de contrato ao avançado, embora com uma condição clara: uma redução salarial significativa. De acordo com a ESPN, fontes próximas do clube indicam que esta é a única via para a sua permanência em Camp Nou.

Hansi Flick está satisfeito com a atitude e o desempenho do experiente ponta de lança de 37 anos, o que levou a direção blaugrana a estudar cenários para manter o jogador, em fim de contrato, até, pelo menos, junho de 2027. No entanto, o internacional polaco, que fará 38 anos em agosto, teria de aceitar um papel secundário na equipa.

Apesar de ainda não terem começado as negociações formais, Deco e o treinador alemão planeiam reunir-se em breve com o jogador para discutir o seu futuro. Acredita-se que Lewandowski, um dos jogadores mais bem pagos do plantel, pode continuar a ter um papel importante no balneário.

A redução do vencimento do avançado é vista como crucial para a estratégia dos culés no mercado de verão. A libertação de massa salarial permitiria ao clube fazer outras contratações, sendo a prioridade a aquisição de um ponta de lança para competir com Ferrán Torres e o reforço da defesa com um novo central.

Nesse sentido, o presidente Joan Laporta continua a ver Julián Álvarez, do rival Atlético Madrid, como o alvo ideal, mas outros nomes como Dušan Vlahović, cujo contrato com a Juventus termina em junho, estão também a ser avaliados. O clube terá ainda de decidir se exerce a opção de compra sobre Marcus Rashford, que esteve emprestado pelo Manchester United.

Recorde-se que Lewandowski chegou a Camp Nou em 2022, proveniente do Bayern, e desde então marcou 116 golos em 186 jogos. O seu nome tem sido associado a clubes da Arábia Saudita e da MLS norte-americana.