Sergi Gómez já envergou a braçadeira de capitão do Alverca - Foto: Alverca
Sergi Gómez já envergou a braçadeira de capitão do Alverca - Foto: Alverca

«Em Espanha não há tanta diferença entre os primeiros cinco e os outros»

Sergi Gómez analisa primeira temporada «bonita» em Portugal, elogia Lisboa e explica papel de capitão no Alverca

Sergii Gómez é uma das exceções de experiência na regra da juventude que reina no plantel do Alverca. O defesa central de 33 anos não escondeu a satisfação pela primeira experiência fora do futebol espanhol, no programa Capitães, da Liga TV: «Tem sido uma experiêcia muito bonita, poder desfrutar e crescer noutra liga, conhecer novo estádios, tive 11 anos na primeira divisão espanhola 11 anos, eram quase sempre os mesmos.»

«Ser capitão é uma responsabilidade. Não vim para ser polícia nem obrigar ninguem a fazer nada, vou pelo caminho da compreensão. Os jogadores sentem que estás com eles, não como um treinador, mas quase. Ajuda-me estar rodeado de malta jovem, que transmite essa positividade, o dia a dia é muito bom», frisou o atleta formado em La Masia. Sergi Gómez não esquece as oito temporadas que passou em Barcelona.

O defesa central espanhol recordou a vida em Barcelona e a principal referência: «Sempre gostei de aprender com os mais velhos. Sempre disse que o meu idolo foi o Puyol, é um exemplo de força e resistência. 11 anos separam a saída dos blaugranas e as primeiras experiências na «cidade maravilhosa» que é Lisboa.

«Quando jogava no Celta, sempre que conseguia gostava de ir a Braga, ao Porto, nunca tinha descido até Lisboa», admitiu o provável capitão do Alverca na deslocação à capital portuguesa para a visita ao Benfica, no domingo. Sergi Gómez admite o maior desiquilíbrio existente em Portugal entre o topo e as restantes equipas: «Em Espanha não há tanta diferença entre os primeiros cinco e o resto. Aqui quando jogas fora contra FC Porto, Sporting e Benfica vês a diferença. A capacidade do estádio é maior.»

Três baixas e uma novidade

Custódio Castro já poderá contar com o médio Rhaldney para a deslocação ao Estádio da Luz. O médio brasileiro contratado por empréstimo ao Goztepe no último dia do mercado de inverno.

O médio defensivo pode colmatar a ausêncai de Sabit Abdulai que, tal como Tomás Mendes e Stéphane Diarra, falha o duelo contra o Benfica devido a lesão.