Rafael Guanaes, do Mirassol, foi revelação na última edição do campeonato brasileiro
Rafael Guanaes, do Mirassol, foi revelação na última edição do campeonato brasileiro - Foto: IMAGO

Melhor treinador do Brasileirão recusa proposta do Botafogo

Rafael Guanaes, do Mirassol, foi revelação na última edição do campeonato brasileiro, tendo terminado em quatro lugar na estreia

Rafael Guanaes recusou a proposta do Botafogo para suceder a Davide Ancelotti e vai continuar no Mirassol em 2026. A informação é adiantada pelo Globoesporte, que dá conta que o treinador, que tem contrato com o Mirassol até 2026, optou por ficar no leão para disputar a Libertadores ao serviço do clube.

O técnico, de 44 anos, era o principal alvo do clube carioca para render o filho do selecionador do Brasil Carlo Ancelotti. Caso optasse por sair, teria de pagar uma cláusula com o valor de todos os salários até ao fim do contrato – 31 de dezembro de 2026.  

Rafael Guanaes foi eleito melhor treinador do Brasileirão 2025, depois de uma campanha histórica no Mirassol, que terminou no quatro lugar e conseguiu a qualificação para a Libertadores. O treinador fez a estreia no Brasileirão esta época, no Mirassol, e somou 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas em 38 jogos.  

Rafael Guanaes renovou contrato com o Mirassol em novembro e afirmou não ter pressa para sair do clube. O treinador admitiu, ainda assim, que gostava de treinar um grande do futebol brasileiro: «É algo em que penso muito.»   

A saída de Davide Ancelotti teve como principal causa o preparador físico Luca Guerra. O italiano, filho do selecionador brasileiro Carlo Ancelotti, comunicou ao Botafogo que não pretendia continuar, depois de saber que o fogão tinha despedido Luca Guerra (preparador físico). O italiano afirmou que só ficaria caso toda a equipa técnica continuasse, algo que o Botafogo negou.