Treinador do Mirassol lança desafio a Guardiola
Rafael Guanaes, o treinador que conduziu o Mirassol a uma campanha memorável no Brasileirão, foi convidado para o programa Bola da Vez na ESPN.
Após garantir uma qualificação histórica para a Libertadores, Guanaes confidenciou ao apresentador André Plihal que Pep Guardiola é a sua maior influência profissional. O treinador admitiu que o Barcelona de Guardiola serviu de inspiração para desenvolver o seu próprio modelo de jogo.
Com bom humor, o técnico, de 44 anos, aproveitou para lançar um desafio ao atual comandante do Manchester City, sugerindo que este tentasse a sua sorte nas divisões inferiores do futebol brasileiro, uma realidade que Guanaes conhece bem.
«Sempre gostei muito do jogo, de ver futebol. Leio bastante, mas o vídeo ajuda a assimilar. Comecei a procurar as fontes onde iria beber para criar o meu jogo», recordou.«Via muitos jogos do Barcelona do Guardiola, foi uma boa referência. Mas queria ver o Guardiola a subir o Tombense da Série C para a B, como eu fiz. Apanhar viagens de sete horas até ao Rio de Janeiro...», brincou o treinador.
Guanaes sublinhou, no entanto, as diferenças culturais e de contexto, defendendo a valorização dos técnicos brasileiros. «Ele é bom naquilo, é outra cultura, mas é diferente. Precisamos de dar valor ao treinador brasileiro. É uma discussão que a competência deve nortear. Gosto de chamar ao meu jogo um 'jogo funcional'», acrescentou.
No seu ano de estreia na principal divisão do futebol brasileiro, o Mirassol, sob o comando de Rafael Guanaes, alcançou um histórico 4.º lugar. Este feito garante a presença da equipa na fase de grupos da Libertadores de 2025.
Artigos Relacionados: