Carlos Alcaraz e Djokovic
Carlos Alcaraz e Djokovic

Carlos Alcaraz ultrapassa Djokovic? Ilie Nastase responde: «Isso está na cabeça dele?»

O ex-tenista respondeu ao debate do momento no mundo do ténis

O lendário Ilie Nastase, de 79 anos, antigo número um mundial do circuito ATP e campeão em Roland Garros e no US Open nos anos 70, partilhou a sua visão sobre a nova ordem no ténis masculino, recentemente dominada por Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, os números um e dois do mundo.

Embora aplauda a precocidade do recém-coroado campeão do Open da Austrália, Ilie Nastase considera irrelevantes as especulações sobre o potencial de Carlos Alcaraz e o número de torneios importantes que este poderá vir a conquistar no futuro.

Habituado aos grandes palcos, Nastase evita os debates que surgiram com o triunfo de Alcaraz sobre Djokovic. O grande campeão espanhol alcançou a marca de 7 títulos em torneios do Grand Slam, igualando John McEnroe e Mats Wilander, e os especialistas questionam se o atual líder mundial conseguirá, em algum momento, ultrapassar o recorde absoluto de Novak Djokovic, detentor de 24 títulos.

«Não é a primeira vez que Alcaraz consegue algo assim, já o fez nos anos anteriores, certo? É jovem, ter sete troféus de Grand Slam já é algo… Não nos esqueçamos que Sinner também está lá.»

Ilie Nastase continou: «Não devemos fazer comparações! Houve campeões antes, há 50 anos, depois vieram outros, provavelmente daqui a 10-15 anos haverá outros campeões. Por isso, não devem ser feitas comparações. Nem com Nadal, nem com Djokovic, com ninguém. Não faz sentido fazer essa comparação. Para mim, Djokovic é o jogador mais titulado do mundo e deve ser considerado o melhor, por enquanto.»

Sobre a possibilidade do jovem espanhol ultrapassar o sérvio respondeu: «Não sei… É claro que, pela forma como se apresenta, talvez o ultrapasse. Mas não creio que isso esteja na sua cabeça, ultrapassar Djokovic. Ele tem de seguir o seu caminho e depois veremos quantos títulos alcançará.»

Aos 22 anos, Alcaraz tem mais títulos que Nadal, Federer ou Djokovic

Ao vencer Novak Djokovic na final do Open da Austrália, Carlos Alcaraz tornou-se o jogador mais jovem a conseguir o Grand Slam da carreira, que consiste em conquistar os 4 Grand Slams do circuito. Além disso, o espanhol tem mais triunfos do que Nadal, Federer ou Djokovic quando tinham a sua idade.

Com quase 23 anos (em maio), o líder mundial tem sete troféus de Grand Slam no seu palmarés, enquanto, com 22 anos, Rafael Nadal tinha cinco, Roger Federer três e Novak Djokovic um. O compatriota de Alcaraz terminou a carreira com 22 troféus, o suíço com 20, e o sérvio tem, por enquanto, 24.

Quantos troféus tinham aos 22 anos os jogadores do Big Three, em comparação com Carlos Alcaraz:

  • Carlos Alcaraz - 7 troféus de Grand Slam (US Open 2022, 2025, Wimbledon 2023, 2024, Roland Garros 2024, 2025, Australian Open 2026)
  • Rafael Nadal (22 troféus no final da carreira) - 5 (Roland Garros 2005, 2006, 2007, 2008, Wimbledon 2008)
  • Roger Federer (20 no final da carreira) - 3 (Wimbledon 2003, 2004, Australian Open 2004)
  • Novak Djokovic (24) - 1 (Australian Open 2008)

O murciano é apenas o nono jogador de todos os tempos a conseguir vencer os quatro torneios de Grand Slam.