Gil Vicente: mercado sem loucuras trouxe novas armas a César Peixoto
Fechou o mercado de inverno e respira-se tranquilidade em Barcelos — a goleada frente ao Famalicão (5-0), no domingo, certamente, também ajuda. O que, à primeira vista, pode parecer estranho, face à perda de duas peças fundamentais em janeiro (Andrew e Pablo), torna-se mais claro quando se disseca o trabalho do Gil Vicente na janela de transferências para minimizar os danos que essas duas saídas, inevitavelmente, significam.
Os galos substituíram o guarda-redes e o avançado, respetivamente, com Lucão, internacional jovem pelo Brasil, e Héctor Hernández, espanhol ex-Corinthians e Chaves com experiência na Liga. O lateral-esquerdo Weverson, que já passou pelo Arouca, também chegou, para competir com Ghislain Konan, enquanto Gil Martins aumenta o leque de opções de César Peixoto no que concerne ao meio-campo ofensivo.
Sem entrar em loucuras, e continuando a protagonizar uma temporada acima das expectativas na Liga — atualmente os gilistas ocupam o quinto lugar —, o emblema minhoto manteve a linha objetiva com a qual iniciou a época, que visa ajudar a cimentar o estatuto do clube na elite nacional, fruto da sintonia entre peças fundamentais da estrutura, que tem sido, de resto, várias vezes referida pelo técnico: César Peixoto (treinador), Flávio Soares (diretor desportivo) e Rui Silva (presidente).
Os gilistas saem do mercado com os cofres recheados, com Pablo a render a verba mais alta da história do emblema de Barcelos — 20 milhões de euros, sendo que metade seguiu para os famalicenses —, e ainda Andrew, que estava a cumprir os últimos meses de contrato, a permitir o encaixe de uma quantia significativa (€1,5 M).
Depois do triunfo gordo frente ao Famalicão, a turma de César Peixoto prepara agora mais dois dérbis do Minho — primeiro, desloca-se ao reduto do Moreirense (sábado, 15h30), e depois mede forças com o SC Braga (14 de fevereiro, 20h30), no Estádio Cidade de Barcelos, naquele que poderá ser um desafio crucial para as contas do quarto lugar do campeonato.