«Melhor do que João Neves»: ex-promessa do PSG desaparece misteriosamente do futebol
Ayman Kari era mais um dos nomes da formação do PSG que prometia ser figura na equipa principal dos parisienses nos próximos anos, mas... está desaparecido para o futebol.
O jovem, agora com 21 anos, foi emprestado ao Lorient duas temporadas consecutivas, entre 2022 e 2024. O último jogo oficial que fez foi a 24 de abril de 2024, precisamente na derrota do clube ao qual estava cedido frente ao PSG.
Regressou depois ao emblema de Paris nesse verão, mas não fez qualquer partida na temporada passada e desapareceu dos relvados há vários meses.
A suspeita é de que Ayman Kari decidiu fazer uma pausa na carreira, e a questão que se levanta é se essa pausa não é definitiva. Ao L'Équipe, o círculo próximo do futebolista não confirma nem desmente e fala «numa decisão pessoal de um jovem que sente não estar feito para o mundo do futebol profissional».
Kari terminou o contrato com o PSG no final de 2024/25, e desde então nunca mais deu qualquer sinal de vida em público, isto apesar de ser considerado uma das grandes promessas do futebol francês.
«O Ayman tinha tudo. Era intrinsecamente melhor que os Joões Neves ou o Warren Zaïre-Emery», garantiu um olheiro de um grande clube europeu que observou os jovens num jogo da Youth League entre o PSG e o Benfica, em outubro de 2022.
«Mas o futebol também se joga com a cabeça. Já tinha ouvido falar que ele, desde muito novo, tinha vontade de abandonar o futebol», acrescentou, ao L'Équipe.
«A partir desse momento, todos no clube fizeram o luto»
Ainda de acordo com a reportagem, apesar do talento que lhe era reconhecido, o médio sempre foi associado também a um estilo de vida e uma displicência que não se coadunavam com o futebol profissional.
Em 2024, quando regressou do empréstimo do Lorient, foi imediatamente afastado da equipa principal do PSG, pelo treinador Luis Enrique, por se ter apresentado na pré-época com oito a dez quilos a mais. Um problema que também levou o Saint-Étienne a recuar na intenção de o contrato.
«Esta sucessão de acontecimentos parece ter precipitado a decisão do jogador de interromper a carreira. «A partir desse momento, todos no clube fizeram o luto. Percebemos que tinha acabado», lamentou um membro do PSG ao L'Équipe.
Artigos Relacionados: