Mark Tatum, comissário adjunto da NBA
Mark Tatum, comissário adjunto da NBA - Foto: IMAGO

Mark Tatum: «O objetivo é servir os adeptos»

O comissário adjunto da NBA falou sobre a NBA Europe

O comissário adjunto da NBA, Mark Tatum, confirmou que a liga está em contacto com vários clubes europeus para a sua possível participação no ambicioso projeto da NBA Europe.

Nas suas declarações, Tatum deu uma perspetiva sobre o progresso do plano, reiterando que o objetivo permanece o início da competição nos próximos dois anos, com um horizonte para 2027. Para a concretização do projeto, a NBA já garantiu a assistência de empresas de consultoria de topo, como a 'JP Morgan' e a 'Rain'.

O comissário adjunto salientou que o processo já avançou para contactos com interessados europeus e o próximo passo crucial é a angariação dos investidores necessários. «Ao encontrar os parceiros certos, mais dinheiro será investido no desporto e não apenas na liga, mas também em academias, campos, e isso trará mais recursos para o basquetebol», afirmou categoricamente.

Tatum diferenciou a visão da NBA Europe da estrutura da EuroLeague, sublinhando a intenção de criar uma competição aberta a equipas de todos os países do continente. «Acreditamos que há lugar no nosso ecossistema para cada clube da Europa e continuaremos a colaborar com a EuroLeague e a FIBA para encontrar uma solução, porque, em última análise, o objetivo é servir os adeptos», referiu.

Quanto aos países que estão no centro da fase inicial, Tatum observou: «Na primeira fase, o nosso plano inclui Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, talvez Turquia e talvez Grécia. No entanto, haverá algumas vagas no ecossistema, pelo que na fase inicial poderão qualificar-se», concluiu o comissário adjunto da NBA.