Manteigas anuncia que vota em Noronha Lopes na segunda volta
João Diogo Manteigas anunciou esta segunda-feira que vai apoiar de forma pessoal João Noronha Lopes na segunda volta das eleições do Benfica, mas deixou alguns avisos.
Rui Costa, candidato pela Lista G, venceu as eleições, com 42,13% dos votos, contra os 30,26% de João Noronha Lopes, da Lista F, resultados que, porém, obrigam à realização de uma segunda volta entre os dois, já no próximo dia 8 de novembro.
João Diogo Manteigas (Lista C), com 11,48%, foi o 4.º candidato mais votado, e disse esta segunda-feira que a sua candidatura representou «uma rutura com o passado» e que vai, a título pessoal, apoiar João Noronha Lopes, não tendo dado, ao mesmo tempo, indicação expressa para os seus apoiantes fazerem o mesmo.
«Não nos revemos nos projetos dos outros candidatos, incluindo os dois que vão à segunda volta. Isto não é soberba, é exatamente no que acreditamos, Não há indicação de voto por parte da nossa candidatura. Devem votar em quem querem. (...) Disse a Rui Costa que ele não é o futuro do Benfica, máximo respeito por ele. No meu entendimento pessoal, João Noronha Lopes é o meu sentido de voto. Não me revejo no seu projeto, não sei como será o Benfica sob ele, nem confio a cem por cento no seu modelo de gestão, mas acredito que é um primeiro passo para a mudança que o clube necessita», disse.
«É um primeiro passo para a mudança que quero. Continuo a defender que tenho a visão, projeto e pessoas certas, mas entre ficar refém de um passado ou tentar progredir para o incerto, não passando cheques em branco, dou um passo em frente e quero uma mudança. Não dou qualquer tipo de apoio a Noronha Lopes nem a Rui Costa, não há qualquer tipo de aliança, parem de dizer isso. Sou um homem, tenho 50 votos e vou votar em quem quero», acrescentou. «Isto não é um partido nem uma seita. Quem está comigo já manifestou vontade de votar em Noronha Lopes, em Rui Costa ou em branco», sublinhou.
«A minha candidatura refletiu exatamente a força do Benfica. E deixo umas palavras aos rivais: tenham cuidado com o Benfica no futuro. O que aconteceu no sábado foi uma prova. Lembrem-se destas palavras», começou por referir. «Dar umas palavras de conforto e apoio não só emocional a todos os sócios que votaram em nós, foram mais de 12 mil. E também aos nossos delegados e voluntários. A nossa candidatura foi uma rutura total geracional e com o passado do Benfica», disse depois.
Manteigas mandou vários recados, um deles à BTV: «Aquilo que lanço é que vocês promovam um debate urgente entre Rui Costa e João Noronha Lopes para que os sócios do Benfica decidam o que querem. Há muita gente indecisa. Não há gente que tenha uma decisão como eu tenho. Não estou, infelizmente, completamente seguro da minha decisão, mas é minha, é pessoal. Sou independente. Não estou aqui a tentar convencer ninguém.»
Luís Filipe Vieira «sem espaço»
Luís Filipe Vieira ficou em terceiro lugar, mas Manteigas reservou-lhe também algumas palavras: «A grande conclusão deste ato eleitoral foi que Luís Filipe Vieira já não tem espaço no Benfica. Os sócios decidiram, não o Ministério Público. Há que prestar contas com quem de direito. Cristóvão Carvalho e Martim Mayer tiveram o seu próprio espaço no Benfica.»
E deixou mais dicas para o debate: «A decisão está entre Noronha Lopes e Rui Costa, que espero que debatam e façam serviço público mas com mais elevação, por favor. No debate tentei ser o adulto na sala. Era o mais novo, mas acho que consegui isso. Se conseguirem debater um com o outro, vão conseguir cativar mais as pessoas, para que se repitam os 85 mil e muitos sócios [85.710 sócios] que foram votar. É serviço público que fazem ao Benfica.»
Promovam um debate urgente entre Rui Costa e Noronha Lopes para que os sócios decidam o que querem, pois há muita gente indecisa
«João Noronha Lopes é uma mudança fofinha, Benfica precisa de uma mudança radical, mas esta é a única que há»
João Diogo Manteigas garante que não falou com Noronha Lopes a comunicar-lhe este apoio no próximo dia 8 e por isso foi através do anúncio público que fez que o antigo adversário ficou a saber que lhe vai dar os 50 votos a que tem direito enquanto sócio do Benfica. «Eu não falo com João Noronha Lopes, não o conheço. Ele está a saber agora do seu voto? Sim. O meu voto é para João Noronha Lopes, não obstante não me agradar o projeto, não me rever no projeto dele, mas é a mudança. Perdoem-me a expressão, é uma mudança fofinha. O Benfica precisa de uma mudança radical e ele não enverga essa mudança, mas é a mudança, é a que há e vai à segunda volta. Não concordo com ela, mas é um primeiro passo», sustentou.
(atualizado às 15h19)