Pedro Martins, treinador português do Al Gharafa, do Qatar
Pedro Martins, treinador português do Al Gharafa, do Qatar - Foto: IMAGO

Mais um treinador português apontado ao Brasileirão

Pedro Martins na mira do Atlético Mineiro para suceder a Sampaoli

Pedro Martins, atualmente ao serviço do Al Gharafa, do Qatar, é um dos nomes equacionados para assumir o comando técnico do Atlético Mineiro, após a demissão de Jorge Sampaoli na semana passada, garante o Globo Esporte. A direção do clube brasileiro já realizou uma sondagem para aferir a situação do treinador português.

A BOLA sabe que Carlos Carvalhal, ex-SC Braga, já recusou uma proposta, enquanto Vasco Botelho da Costa, do Moreirense, e Artur Jorge, do Al Rayyan e ex-Botafogo, também foram considerados. Atualmente, Abel Ferreira, do Palmeiras, e Luís Castro, do Grêmio, são os únicos treinadores portugueses no Brasileirão.

As conversas entre a equipa de Hulk (capitão e ex-FC Porto) e os representantes de Pedro Martins encontram-se, para já, numa fase inicial. Contactado pela mesma fonte, o clube de Belo Horizonte preferiu não tecer comentários sobre o assunto. O treinador de 55 anos orienta esta terça-feira a sua equipa contra o Tractor, em jogo a contar para a Champions asiática.

A procura por um novo treinador está a ser conduzida com cautela pela cúpula do Galo, que pretende evitar decisões precipitadas que levaram a erros no passado. A direção não tem pressa e o processo de contratação poderá demorar mais de uma semana, sendo que a lista de alvos é composta exclusivamente por técnicos estrangeiros. A decisão final será tomada pelo executivo de futebol, Paulo Bracks, e pelo acionista Rafael Menin.

Desde que saiu de Portugal, do Vitória de Guimarães, Pedro Martins construiu um currículo de sucesso no estrangeiro: primeiro no Olympiakos, no qual conquistou três campeonatos gregos consecutivos (2019/20, 2020/21 e 2021/22) e uma Taça da Grécia (2019/20). No início de 2023, rumou ao Al Gharafa, clube pelo qual já disputou 116 jogos, somando 52 vitórias, 22 empates e 42 derrotas.

Enquanto a sucessão não é definida, a equipa do Atlético Mineiro está a ser orientada pelo treinador interino Lucas Gonçalves. Após a vitória de sábado contra o Itabirito, o plantel gozou de três dias de folga e regressa aos treinos esta quarta-feira para preparar o duelo com o América, referente à primeira mão das meias-finais do Campeonato Mineiro, agendado para o próximo domingo.