Jorge Sampaoli foi demitido do clube de Minas Gerais
Jorge Sampaoli foi demitido do clube de Minas Gerais - Foto: IMAGO

Segunda passagem de Sampaoli pelo Atlético Mineiro nem meio ano durou

Treinador argentino despedido ao fim de cinco meses, após sequência de maus resultados. Tomás Pérez, médio do FC Porto, vai reforçar o 'Galo' por empréstimo

Jorge Sampaoli já não é o treinador do Atlético Mineiro, anunciou esta quinta-feira o Galo. A decisão foi comunicada na sequência de uma série de resultados irregulares no início da temporada, culminando com o empate (3-3) frente ao Remo. Em dez jogos disputados, a equipa de Minas Gerais somou apenas duas vitórias.

O clube anunciou a saída do técnico argentino ao início da tarde, informando que a decisão foi tomada por mútuo acordo após uma reunião na Cidade do Galo, o centro de treinos da equipa.

Para o próximo jogo, contra o Itabirito, no sábado, a contar para a última jornada do Campeonato Mineiro, a equipa será orientada pelo treinador-adjunto Lucas Gonçalves. O Atlético precisa de uma combinação de resultados para garantir a qualificação para as meias-finais da competição.

O desempenho da equipa tem sido dececionante em várias frentes. No Brasileirão, o Galo empatou em casa com Palmeiras e Remo, e sofreu uma derrota fora de portas contra o Bragantino. Já no Campeonato Mineiro, o registo na primeira fase é de duas vitórias e cinco empates, chegando à última ronda sem depender apenas de si para avançar.

Segunda passagem pelo 'Galo' terminou cedo

Esta foi a segunda vez que Sampaoli esteve ao leme do Atlético Mineiro. O técnico argentino assumiu o comando em setembro do ano passado, sucedendo a Cuca. Durante esta passagem, em 2025, levou a equipa à final da Taça Sul-Americana, onde acabou por perder o título para os argentinos do Lanús, nas grandes penalidades. No Brasileirão desse ano, a equipa lutou para se afastar da zona de despromoção.

No total desta segunda passagem, Sampaoli dirigiu a equipa em 34 jogos, somando 10 vitórias, 16 empates e oito derrotas. Na presente temporada, o registo era de duas vitórias, sete empates e uma derrota.

A sua primeira passagem pelo clube, em 2020, foi mais bem-sucedida. Nessa altura, em 45 partidas, conseguiu 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas, tendo conquistado o Campeonato Mineiro.

Recorde-se que Tomás Pérez, médio do FC Porto, vai reforçar o emblema brasileiro por empréstimo.