Segunda passagem de Sampaoli pelo Atlético Mineiro nem meio ano durou
Jorge Sampaoli já não é o treinador do Atlético Mineiro, anunciou esta quinta-feira o Galo. A decisão foi comunicada na sequência de uma série de resultados irregulares no início da temporada, culminando com o empate (3-3) frente ao Remo. Em dez jogos disputados, a equipa de Minas Gerais somou apenas duas vitórias.
Jorge Sampaoli não é mais o treinador do Galo
— Atlético (@Atletico) February 12, 2026
Após reunião na Cidade do Galo, no início da tarde desta quinta-feira (12/2), as partes chegaram a um entendimento para encerramento do trabalho do técnico.
Para a partida diante do Itabirito, neste sábado (14/2), em Nova Lima, a… pic.twitter.com/9se1i1O73h
O clube anunciou a saída do técnico argentino ao início da tarde, informando que a decisão foi tomada por mútuo acordo após uma reunião na Cidade do Galo, o centro de treinos da equipa.
Para o próximo jogo, contra o Itabirito, no sábado, a contar para a última jornada do Campeonato Mineiro, a equipa será orientada pelo treinador-adjunto Lucas Gonçalves. O Atlético precisa de uma combinação de resultados para garantir a qualificação para as meias-finais da competição.
O desempenho da equipa tem sido dececionante em várias frentes. No Brasileirão, o Galo empatou em casa com Palmeiras e Remo, e sofreu uma derrota fora de portas contra o Bragantino. Já no Campeonato Mineiro, o registo na primeira fase é de duas vitórias e cinco empates, chegando à última ronda sem depender apenas de si para avançar.
Segunda passagem pelo 'Galo' terminou cedo
Esta foi a segunda vez que Sampaoli esteve ao leme do Atlético Mineiro. O técnico argentino assumiu o comando em setembro do ano passado, sucedendo a Cuca. Durante esta passagem, em 2025, levou a equipa à final da Taça Sul-Americana, onde acabou por perder o título para os argentinos do Lanús, nas grandes penalidades. No Brasileirão desse ano, a equipa lutou para se afastar da zona de despromoção.
No total desta segunda passagem, Sampaoli dirigiu a equipa em 34 jogos, somando 10 vitórias, 16 empates e oito derrotas. Na presente temporada, o registo era de duas vitórias, sete empates e uma derrota.
A sua primeira passagem pelo clube, em 2020, foi mais bem-sucedida. Nessa altura, em 45 partidas, conseguiu 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas, tendo conquistado o Campeonato Mineiro.
Recorde-se que Tomás Pérez, médio do FC Porto, vai reforçar o emblema brasileiro por empréstimo.