Luís Pinto: «Temos de facilitar a nossa vida nos processos defensivos»
Luís Pinto vai viver o seu primeiro dérbi vimaranense, com o Vitória de Guimarães a visitar o reduto do Moreirense, este sábado às 16 horas, e, mesmo considerando que é um jogo especial, o técnico pretende foco total nos três pontos.
«Esperamos um jogo de grau de dificuldade muito elevado, um dérbi é um jogo diferente e especial. Vamos enfrentar uma equipa que tem apresentado uma qualidade de jogo muito interessante, historicamente é um campo complicado, é bem orientada, temos de ser exigentes e com foco na tarefa que temos pela frente que vai exigir bastante de nós. Que o ambiente nas bancadas seja ótimo e que nos possa ajudar no nosso rendimento que tem de ser muito alto para ganhar.»
No último encontro, com o Estoril (triunfo por 3-2), a atitude da equipa no segundo tempo foi completamente diferente, o que acabou por valer-lhe a vitória. E é isso que o treinador pretende ver replicado nesta 3.ª jornada da Liga, mas não só.
«Tencionamos tirar o melhor dos últimos jogos e fazer isso no jogo seguinte, ter a atitude competitiva que tivemos na 2.ª parte com o Estoril. Acima de tudo respeito pelo jogo, por nós e pelo clube, a forma como nos entregamos a todos os lances para conseguirmos ser mais proativos, mais fortes e amanhã temos de ter essa capacidade. Queremos que isso seja parte da identidade da nossa equipa, não só como foi no último jogo e como vai ser amanhã, mas sempre, porque tem de estar presente essa fome de vencer e amanhã queremos ver isso», afirmou.
Com o desaire no Estádio do Dragão com o FC Porto e o triunfo pela margem mínima, em casa, os conquistadores já sofreram cinco golos, mas Luís Pinto apontou para o processo de crescimento da equipa.
«São factos e temos de lidar com isso. Temos a intenção de continuar a melhorar a nossa proposta ofensiva, tem sempre de existir a procura pela melhoria e temos de ter igualmente atenção ao desempenho defensivo e aí é muito importante a forma como estamos ligados aos jogos. Temos de ter a capacidade de estar concentrados, facilitar a nossa vida nos processos defensivos, ter confiança na forma como encaramos essa vertente do jogo.»
Matija Mitrovic e José Bica falharam os primeiros encontros da temporada e o treinador, de 36 anos, assumiu ser opção sua, mas lá confessou que o médio pode estrear-se no nosso campeonato este sábado.
«Opção e, como sempre, temos de olhar para todos os jogadores que temos. Um jogador que vem de um contexto diferente, acredito que vai ser feliz em Guimarães, mas a adaptação leva o seu tempo, tem enorme qualidade. Está convocado para amanhã. Tem qualidade, mas é um processo que faz parte do crescimento.»
O técnico vai defrontar Vasco Botelho da Costa, com o qual mediu forças na época transata na Liga 2 e deixou elogios ao seu companheiro de profissão.
«Esse conhecimento é algo mútuo, pois o Vasco sabe o que eu pretendo para a minha equipa e eu sei o que ele quer da sua. Já se nota neste Moreirense, com um estilo muito próprio que é fácil de analisar, mas mais complicado de contrariar em campo. Boa organização defensiva, bons intervenientes e com boas ideias para saírem rápido para o ataque. Com ideias bem claras, como se viu nos dois últimos jogos. Há muito das últimas épocas neste Moreirense, mas também já se vê muito do Vasco nesta equipa.»