Lindsey Vonn num avião para casa
Lindsey Vonn num avião para casa

Lindsey Vonn recupera da quinta cirurgia, de seis horas: «Dor tem sido difícil de gerir»

Esquiadora assegura que a intervenção correu bem e que tem de dar «pequenos passos» no sentido na reabilitação

Lindsey Vonn foi submetida a uma complexa cirurgia de mais de seis horas na passada quarta-feira, na sequência da grave queda sofrida na prova de downhill dos Jogos Olímpicos, a 8 de fevereiro. A esquiadora norte-americana, de 41 anos, partilhou que a intervenção correu bem, mas a recuperação está a ser dolorosa, o que tem adiado a alta hospitalar.

Galeria de imagens 28 Fotos

Numa publicação na sua conta de Instagram, Vonn revelou a extensão da lesão, uma fratura complexa da tíbia na perna esquerda, que exigiu a colocação de múltiplas placas e parafusos. «Como podem ver, foram precisas muitas placas e parafusos para juntar tudo, mas o Dr. Hackett fez um trabalho incrível», escreveu, elogiando o seu cirurgião ortopédico de longa data, Tom Hackett.

Lindsay Vonn partilha imagens após quinta cirurgia
Lindsay Vonn partilha imagens após quinta cirurgia

A atleta admitiu as dificuldades no pós-operatório. «Com a extensão do trauma, tenho tido algumas dificuldades e ainda não consegui ter alta do hospital», acrescentou. «Quase lá. Pequenos passos.»

O aparatoso acidente ocorreu quando Vonn prendeu o braço direito na quarta porta do percurso, o que a fez girar e ser projetada violentamente contra a neve. A tricampeã olímpica caiu aparatosamente e os seus gritos de dor silenciaram os adeptos presentes. A esquiadora permaneceu na pista a receber assistência médica durante cerca de 13 minutos antes de ser transportada de helicóptero.

Galeria de imagens 7 Fotos

A sua colega de equipa, Bella Wright, comentou a rapidez do incidente: «As coisas acontecem muito depressa neste desporto. Parecia que a Lindsey tinha uma velocidade incrível à saída daquela curva, prendeu o braço e, de repente, tudo acabou.»

Esta foi a quinta cirurgia de Vonn desde a queda. A atleta esteve internada em Itália durante oito dias antes de regressar aos Estados Unidos no início desta semana. A 17 de fevereiro, já em solo americano, Vonn descreveu a lesão como «muito mais grave do que apenas uma perna partida». «Ainda estou a tentar processar o que isto significa e o caminho que tenho pela frente», afirmou na altura.

A lesão de Vonn agrava um historial clínico já complicado. A esquiadora competiu com uma substituição parcial do joelho direito e, apenas algumas semanas antes, a 30 de janeiro, tinha sofrido uma rotura completa do ligamento cruzado anterior esquerdo num outro acidente. Apesar das adversidades, Vonn estava determinada a competir naqueles que seriam os seus quintos e últimos Jogos Olímpicos.