Liga 2: erros inacreditáveis do guarda-redes dão vitória ao Vizela sobre o Leixões (vídeos)
A abertura da 6.ª jornada da Liga 2 fez-se com duas equipas de olho nos lugares cimeiros, com o Vizela, vice-líder, a receber o Leixões, colocado a quatro pontos do minhotos e a ambicionar chegar ao pódio.
Com isto, ganhou o espetáculo e a equipa da casa, que venceu por 2-0 e subiu à liderança isolada da prova, ainda que de forma provisória – o Sporting B recebe o Marítimo este sábado, podendo regressar ao topo da classificação, caso triunfe.
O Leixões não entrou comedido pelo papel de forasteiro e dominou os primeiros quinze minutos, com quatro investidas junto da baliza vizelense. Passado esse bom período inicial dos visitantes, o Vizela dispôs de uma primeira e muito boa oportunidade por Rodrigo Ramos, que entrou na área contrária e, a partir de ângulo apertado, atirou para defesa apertada de Antonio Gomís, aos 21’.
A partida manteve-se bem jogada e equilibrada até que aos 39’ Werton apareceu na área, em zona frontal, mas não conseguiu ultrapassar Ruly, que dava início a um duelo particular entre guarda-redes espanhóis que manteve a partida a zero nos primeiros 45 minutos.
O Vizela regressou com ascendente ligeiro para a segunda parte e dois remates por alto nos primeiros dez minutos, mas teve de aguardar até aos 71’ para materializar essas boas sensações em golo por Damien Loppy, que havia sido lançado ao intervalo e abriu o marcador fazendo uso da sua velocidade, aproveitando passe em profundidade e também uma saída a destempo de Miguel Morro. O francês antecipou-se e, assim, não vacilou perante a baliza deserta.
Em desvantagem, o Leixões procurou reagir de pronto, mas ficou-se com substituições e algumas intenções e, ao minuto 90’, Morro, que chegou a Matosinhos após ter representado o...Vizela, por empréstimo do Rayo Vallecano - cede o guardião pela segunda época consecutiva - cometeu um erro capital ao recolocar a bola jogável para a zona central, onde apenas se encontrava o vizelense Moha Moukhliss, que se deparou com a baliza desprotegida e atirou, ainda de fora da área, para o 2-0 final.