Adeptos do Lourosa percorreram 527 quilómetros para ver jogo da sua equipa 'em casa' - Foto: D.R.
Adeptos do Lourosa percorreram 527 quilómetros para ver jogo da sua equipa 'em casa' - Foto: D.R.

Liga 2: a 527 quilómetros de Lourosa, um bom espetáculo e uma igualdade

Lusitânia recebeu o UD Leiria no... Algarve, num recinto (compreensivelmente) vazio, mas a partida foi animada, com um golo para cada lado

Sem surpresa, Lusitânia de Lourosa e UD Leiria defrontaram-se perante bancadas praticamente despidas – expectável, tendo em conta que a partida se realizou… no Algarve, a 527 quilómetros do recinto do Lusitânia, que aguarda por aval da Liga de Clubes. Ainda assim, o espetáculo foi interessante e até merecia uma plateia mais condizente com uma competição profissional, resultando numa partida equilibrada e uma igualdade que se ajusta (1-1).

Os dois golos tiveram lugar ainda no período inicial - o emblema dos arredores de Santa Maria da Feira apresentava-se órfão da sua massa associativa mas o seu plano não pareceu afetado e abriu o marcador quando ainda não estavam cumpridos dois minutos de jogo, num cabeceamento em antecipação de João Silva, correspondendo a canto (bem) batido por Arsénio.

A resposta leiriense não se fez esperar e foi também eficaz: 1-1 aos 11’, no seguimento de jogada coletivamente bem desenhada e um amortie de Juan Muñoz para o golo de Daniel Borges, que invadiu a área contrária e igualou a contenda.

O Lusitânia de Lourosa ganhou preponderância e só não voltou a marcar por mérito do guarda-redes visitante, João Bravim, que se opôs com qualidade perante Miguel Teixeira, aos 18’, Arsénio, aos 28’ e Miguel Pereira, aos 45’.

O UD Leiria equilibrava as operações, conseguiu também algumas situações de finalização e regressou acutilante nos primeiros vinte minutos da segunda parte, chegando com perigo junto da baliza do Lusitânia, que aos 71’ teve um penálti assinalado a seu favor, porém após longa análise com recurso ao VAR, que durou cerca de cinco minutos, o juiz da partida, Márcio Torres, decidiu reverter a decisão e o empate manteve-se.

A equipa visitada – ainda que bem distante de sua casa… - forçou pela vitória e esteve perto de a conseguir aos 79’, por Tiago Dias que, tal como antes os seus companheiros, teve em João Bravim uma barreira inultrapassável e, mesmo sobre o final, Juan Muñoz quase ofereceu o triunfo aos leirienses, mas Vítor Hugo protagonizou grande defesa e a igualdade persistiu.

Um ponto para cada lado e… não será de desaproveitar para os dois conjuntos: o Lusitânia chega aos 11 pontos e sai da zona de despromoção direta, por troca com o Benfica B, agora penúltimo, enquanto o UD Leiria alcança o Vizela na quarta posição, com 19 pontos alcançados, mantendo o topo da classificação ao seu alcance – o líder Sporting B soma 22.