Unionistas deram a volta aos flavienses e vão dormir no 2.º lugar da Liga 2 - Foto: UD Leiria
Unionistas deram a volta aos flavienses e vão dormir no 2.º lugar da Liga 2 - Foto: UD Leiria

Liga 2: leirienses dão mais uma cambalhota rumo à vice-liderança

Tal como acontecera na jornada anterior, com o Marítimo (3-1), UD Leiria anulou desvantagem do Chaves, venceu por 2-1 e já está em zona de subida direta

Quinta-feira, 30 de outubro: ao intervalo, Marítimo 1 UD Leiria 0. Quinta-feira, 30 de outubro: no final do jogo, Marítimo 1 UD Leiria 3. Neste embate da 9.ª jornada da Liga 2, realizado na última semana, houve reviravolta leiriense.

Segunda-feira, 3 de novembro: ao intervalo, UD Leiria 0 Chaves 1. Segunda-feira, 3 de novembro: no final do jogo, UD Leiria 2 Chaves 1. Neste embate da 10.ª jornada da Liga 2, realizado na noite desta segunda-feira, houve reviravolta leiriense.

Os comandados de Fábio Pereira (hoje ausente do banco de suplentes, devido ao cartão vermelho que tinha visto na sua Madeira) voltaram a demonstrar que as desvantagens não são obstáculos inultrapassáveis e em duas partidas consecutivas conseguiram dar a cambalhota aos respetivos marcadores. E terão de ter, naturalmente, todo o mérito por conseguirem inverter o rumo dos acontecimentos quando o cenário não está propriamente favorável.

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, voltou a contar com uma excelente moldura humana (4.320 espectadores) e na etapa complementar os simpatizantes unionistas foram decisivos para o triunfo. Na primeira metade, diga-se, o jogo foi mais dividido e, como tal, mais interessante. Kusso testou a atenção de João Bravim (9'), José Pedro também colocou Vozinha em sentido (13'), Roberto falhou de forma tão inacraditável como pouco comum (25') e Jordan van der Gaag rematou enrolado (28').

O golo poderia aparecer a qualquer altura e a felicidade caiu para o lado flaviense. Bruno Rodrigues fez um passe longo, Miguel Pires foi (muito) infeliz na abordagem ao lance e falhou um corte que parecia ser relativamente simples e Pedro Pinho, imune ao erro alheiro (que agradeceu, naturalmente), rematou de primeira, de pé direito, para o fundo das redes da baliza dos da casa (29'). O segundo tento do médio na presente temporada levou os valentes transmontanos em vantagem para o descanso.

Na etapa complementar... tudo mudou. A UD Leiria assumiu definitivamente as rédeas do jogo, conseguiu explorar melhor os corredores laterais e começou a acercar-se com mais perigo da baliza contrária. Essa supremacia teve reflexos logo aos 53 minutos, quando Juan Munoz aceitou a assistência de Pablo Fernández e rematou de pronto, à entrada da área, para o empate.

A expulsão de Paulo Víctor (66') deixou o Chaves ainda mais exposto, mas os comandados de Filipe Martins mantiveram-se organizados à retaguarda e foram conseguindo anular os intentos da UD Leiria. Mas o muro flaviense acabou por ruir já bem perto do fim: aos 89 minutos, João Victor arrancou em velocidade pela esquerda, tirou um cruzamento que obrigou Vozinha a defender como pôde e, na recarga, Jordan van der Gaag, no coração da área, rematou de primeira, de pé esquerdo, para consumar a reviravolta.

Com mais estes três pontos somados, a UD Leiria chega aos 18 na presente edição da Liga 2, pecúlio que lhe confere, para já, a vice-liderança da prova - o Torreense, que tem 17, recebe amanhã o Felgueiras (16 horas) e pode igualar ou ultrapassar o emblema da cidade do Lis. Já o Chaves mantém os 13 pontos com que entrara para esta ronda e está provisoriamente no 13.º posto da tabela classificativa.