Lewandowski faz 'hat trick' e dá vitória ao Barcelona
Antes de começar a partida, o Barcelona já sabia que o Real Madrid tinha empatado e que isso lhe dava a oportunidade de reduzir o atraso em relação ao líder da classificação. Frente ao Celta de Vigo, soube aproveitá-la e agora só está a três pontos do seu grande rival.
O primeiro tempo foi uma autêntica loucura, do melhor que se tem visto nesta liga, com as duas equipas jogando a um ritmo frenético sem poupar esforços, criando ocasiões e marcando golos. O primeiro, quando ainda não tinham passado 10 minutos desde o início, foi obra de Lewandowski numa grande penalidade assinalada para castigar uma mão de Marcos Alonso dentro da área.
Pouco durou a alegria dos visitantes pois, logo a seguir, Carreira arrancou desde o seu meio campo, isolou-se, Szczesny ficou parado sem saber o que fazer e o jogador do Celta, com um bom remate, fez o golo da igualdade, consequência do arriscado sistema de defesa adiantada praticado pela turma de Flick e que demasiados golos lhe tem custado.
Com a igualdade, o Barcelona procurou assumir o controlo do jogo com longas posses da bola, uma delas terminou com a bola a embater na trave da baliza local. Pela direita, o Celta lograva marcar bem e manter à distância Lamine Yamal mas, pela esquerda, Rashford, com uma soberba exibição, punha, uma e outra vez, a cabeça em água a Mingueza, que ultrapassava com relativa facilidade. Numa dessas incursões, já passada a meia hora, o inglês centrou para o centro da área e aí apareceu Lewandowski, que, adiantando-se a toda a defesa, fez o segundo golo do Barça.
Mas a história repetiu-se: escassos minutos depois, o Celta voltou a empatar. Borja Iglesias recebeu um passe da direita e, sem ninguém a marcá-lo, teve tempo para preparar o remate e disparar sem hipóteses para o guardião polaco, um autêntico golão.
Parecia que se chegaria ao intervalo com a igualdade no marcador, mas, já no tempo de compensação, o Barça voltou a colocar-se em vantagem. A defesa do Celta foi pouco contundente em cortar uma jogada de ataque contrária e Lamine Yamal, no pouco que fez em todo o desafio, aproveitou para bater o guarda-redes da casa. Um golo que serviu para o Barcelona ir para o intervalo a ganhar pela diferença mínima.
Depois do enorme esforço feito na primeira parte, era muito difícil que ambas equipas pudessem manter o mesmo alto ritmo de jogo. A segunda parte foi muito mais pausada, com o Barcelona a procurar controlar o jogo e o Celta tentando, sem demasiada convicção, chegar de novo à igualdade. Mas se havia algumas dúvidas, todas desapareceram com o quarto golo dos visitantes. À saída de um canto apontado por Rashford, Lewandowski, com um excelente remate de cabeça, fez o seu quarto hat trick com a camisola do Barcelona.
Antes do final, a turma catalã teve outra boa ocasião num remate de Lamine Yamal ao ferro. Frenkie de Jong viu o segundo cartão amarelo e foi expulso e tudo terminou com o triunfo do Barcelona, excelente a atacar, mas com muitas deficiências a defender. Uma coisa compensou a outra e isso permitiu aos catalães regressarem a casa com os três pontos. O Celta continua sem ganhar nenhum jogo em casa.