«Leverkusen é um dos jogos mais importantes da história do Benfica»
Com três derrotas em outros tantos jogos na fase de liga da UEFA Champions League, o Benfica chega ao duelo com o Bayer Leverkusen em situação-limite. A equipa de José Mourinho está obrigada a vencer para manter vivas as esperanças de qualificação, e quem o diz é João Manuel Pinto, antigo jogador dos encarnados.
«O Benfica tem de ir com tudo. Não há outra forma. O Benfica não é uma equipa para estar a jogar em transições. O Benfica tem muita qualidade, tem de pressionar, não pode deixar os adversários pensarem. O Leverkusen também não está bem, acabou de vir de uma derrota pesada com o Bayern. É uma equipa que está num momento muito difícil, não está confortável, também não está bem na Champions. Portanto, o Benfica tem de entrar com tudo», começou por dizer, em declarações a A BOLA.
Para o ex-central, o cenário é claro. «Se o Benfica não ganha, um ponto ou uma derrota é igual. O Benfica tem de ganhar. Só há um resultado possível. O Benfica não está confortável, está com zero pontos e tem de vencer.»
Ainda assim, o antigo internacional português deixa um aviso: a atitude da primeira parte frente ao V. Guimarães não pode repetir-se. «É preciso que o Benfica seja como foi na segunda parte contra o V. Guimarães, porque se joga como jogou na primeira parte, o Bayer não vai facilitar e vai marcar. Podem não estar bem, mas têm uma excelente equipa. Em termos defensivos, não são muito fortes, mas ofensivamente têm muita qualidade.»
«Não há nenhuma equipa do mundo que consiga pressionar durante os 90 minutos. Mas o Benfica tem de entrar forte, tem de ser pressionante, tem de ser rápido na reação à perda da bola... e tem de ganhar. O mais importante é ganhar. 1-0, chega. É um dos jogos mais importantes da história do clube. O passado já não interessa e o jogo mais importante da história do Benfica é sempre o próximo. Se não ganhar, não vou dizer que fica já fora, mas as coisas complicam-se, até tendo em conta os adversários extremamente difíceis que ainda tem pela frente.»
Na quarta-feira, a Luz vai ser palco de uma autêntica final antecipada, onde o Benfica precisa de provar que ainda pode sonhar na Europa - e, nas palavras de João Manuel Pinto, «ir com tudo».