Associados do Benfica decidem futuro
presidente nas eleições de 8 de novembro - Foto: Imago
Associados do Benfica decidem futuro presidente nas eleições de 8 de novembro - Foto: Imago

Segunda volta eleitoral do Benfica: há grandes novidades, saiba quais

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, deu a conhecer todos os números de uma operação gigantesca e que está preparada para superar os 100 mil votantes

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica e candidato proposto por Rui Costa para o mesmo Órgão Social, apresentou este domingo todos os números de uma operação gigantesca e que vai ter lugar no próximo sábado.

«Aumentámos significativamente o número de cabines de voto, para que os sócios tenham acesso mais rápido e possam votar o mais rapidamente possível. Esperamos reduzir em quatro ou cinco vezes o tempo de espera, a ideia é que nenhum sócio demore mais do que 20 a 40 minutos para votar», explicou, em declarações à BTV.

«100 mil pessoas não é só uma meta, é um objetivo ambicioso, mas real, queremos ultrapassar os 100 mil votantes. Por isso, haverá melhorias em 44 secções de voto. Haverá mais 144 pontos de votação ou cabines de voto, mais 8 pontos de check-in, num total de 576 pontos de voto. Poderão votar ao mesmo tempo 576 sócios, numa operação que demorará entre 3 e 5 segundos», prosseguiu.

O líder da MAG explica que as listas manterão as letras F [Noronha Lopes] e G [Rui Costa]. «Há só duas listas em quatro órgãos e maior facilidade na leitura do boletim de voto, pelo que calculamos que será mais rápido. Teremos 301 postos de check-in e 472 urnas, no mínimo, para contar no fim do dia. Mas à medida que vão enchendo terão de ser substituídas», informou.

Pereira da Costa anunciou duas novas localizações para votar: «Loures e Amadora ficam nos limites do concelho de Lisboa e conseguimos através de contactos junto das câmaras uma escola secundária em Loures (Escola Secundária António Carvalho Figueiredo) e outra na Amadora (Escola Básica Roque Gameiro). Terão secções de voto parecidas com as das eleições nacionais. Permitirão que outras secções tenham menor fluxo.»

Há ainda a intenção de «aumentar a comunicação da MAG com os sócios, através de canais do clube, informando secções de voto com menor fluxo da sua região». Objetivo é «informar hora a hora sobre as condições de voto no País».

Por fim, os resultados: «Que o processo de contagem corra muitíssimo bem e de preferência de forma célere, mas não é obrigatório que assim seja. Em Lisboa duplicámos as mesas de contagem, permite-nos perspetivar que vamos reduzir para metade o tempo de contagem. E convidámos as candidaturas a apresentar mais quatro delegados para entrarem fresquinhos às 22 horas e participarem no processo de contagem.»