Emerson Leão
Emerson Leão - Foto: IMAGO

Lenda do Brasil critica Carlo Ancelotti: «Está ali no banco a tentar...»

Emerson Leão não está convencido com o novo treinador do Brasil

Emerson Leão, antigo selecionador do Brasil, não vê com bons olhos a nomeação de Carlo Ancelotti para o comando técnico da seleção brasileira.

O antigo guarda-redes da seleção brasileira previu um futuro extremamente complicado para Carlo Ancelotti. «Creio que terá não apenas algumas, mas muitas dificuldades. E todos os que trabalham com ele – dirigentes, treinadores, adjuntos, jogadores – terão de cooperar. Porque este processo só vai piorar», afirmou Emerson Leão numa entrevista à CNN Brasil.

Leão comentou o desempenho do Brasil até agora, sob a orientação do técnico italiano, destacando também os seus problemas de comunicação: «Um jogo amigável foi muito bom, o seguinte foi uma desilusão. E ele está ali no banco a tentar comunicar – com dificuldade.»

A verdade é que o Brasil não tem entusiasmado desde que Ancelotti assumiu o cargo de selecionador, em maio deste ano, após uma campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo pouco convincente. A pentacampeã mundial terminou as eliminatórias sul-americanas no quinto lugar, a dez pontos da rival Argentina.

A qualificação direta para o Campeonato do Mundo de 2026, organizado nos EUA, Canadá e México, só foi possível devido ao aumento do número de equipas para 48. No formato anterior, o Brasil teria de passar pelos 'play-offs'.

E apesar da experiência do treinador italiano no comando do Real Madrid, Leão não acredita que a mesma seja útil no contexto de seleções.

«Não creio que ajude muito. O Real Madrid é um clube, onde tu és o chefe. Na seleção nacional, tens uma nação inteira atrás de ti – ou contra ti. Isso é muito mais difícil!», defende o antigo guarda-redes, ele próprio foi selecionador do Brasil entre outubro de 2000 e junho de 2001.

Emerson Leão tem ainda outro problema com Ancelotti: «Porque é que não chamou mais jogadores do campeonato brasileiro para a seleção nacional? Porque não os conhece! E isso é um grande problema», concluiu.