Lancia confirma regresso ao WRC

Primeira prova da marca prevista para janeiro de 2026

O sonho de milhões de fãs de ralis tem a oportunidade de se tornar realidade – eles querem ver os carros da Lancia novamente no Campeonato Mundial de Ralis e, a partir do início de 2026, isso será um facto. A Lancia anunciou oficialmente o seu regresso ao WRC, que no próximo ano acontecerá com o novo Ypsilon Rally2 HF Integrale.

Este é o primeiro modelo da Lancia a receber a mágica designação HF Integrale desde a lendária Delta, e o regresso da marca mais bem-sucedida na história dos ralis será uma realidade no início do Rali de Monte Carlo em janeiro.

A Lancia apresentou o seu carro para o Rally2 em setembro, e surgiram imagens de testes em França. No entanto, aguardam-se mais detalhes sobre o programa da Lancia no WRC2, bem como sobre quem serão os pilotos da equipa apoiada pela marca.

Espera-se que a Lancia substitua a Citroën no programa WRC2 da Stellantis. Atualmente, este programa é executado pela PH Sport, e os irmãos Yoann e Léo Rossel são os pilotos da equipa.

A Citroën sairá do WRC2 para entrar na Fórmula 2, onde substituirá a Maserati, com os italianos a abandonarem o campeonato.

A Lancia já iniciou o seu regresso aos ralis com o Ypsilon Rally4 de tração dianteira, sendo o carro para o Rally2 o próximo passo. A partir de 2027, os novos carros Rally1 serão baseados nos veículos Rally2, e espera-se que o salto para a categoria máxima seja muito menor em comparação com a atual divisão de grupos.

Em 2027, os atuais carros WRC2 competirão juntamente com os novos veículos WRC27, todos na mesma classe e com uma fórmula para equilibrar o seu desempenho.