La Liga deverá avançar com exceção para o Barcelona
Embora ainda não seja oficial, o Barcelona iniciará os jogos em casa na Liga espanhola no Estádio Johan Cruyff, na sua cidade desportiva. Depois de ter jogado as 3 primeiras jornadas fora de portas, será o palco do jogo da quarta jornada no domingo à noite contra o Valência. Contudo, esta é apenas uma solução temporária, uma vez que os campeões nacionais não conseguiram obter a tempo a autorização da Câmara Municipal de Barcelona para regressar ao Spotify Camp Nou, que se encontra em processo de renovação, mas que se tem arrastado por mais tempo do que o previsto.
De acordo com os regulamentos, um clube da LaLiga não pode jogar em casa num estádio com capacidade inferior a 8.000 lugares. Ora, o Estádio Johan Cruyff - nomeado em homenagem à antiga glória dos culés - tem apenas 6.000 espetadores, mas a liga concordou com uma exceção, justificada como uma situação de força maior.
A escolha do Estádio Johan Cruyff põe fim a semanas de incerteza, durante as quais o clube lutou para regressar ao Spotify Camp Nou com uma capacidade reduzida de 27.000 espetadores. No entanto, isso revelou-se impossível, uma vez que não foi obtido um certificado de utilização inicial para a primeira fase, apesar das tentativas de última hora para avaliar a prontidão tecnológica do estádio.
A outra alternativa era o Estádio Olímpico Lluís Companys, mas essa opção foi descartada há muito tempo devido à impossibilidade de garantir que o relvado estaria em boas condições após o concerto de Post Malone a 12 de setembro. Além disso, a desmontagem do palco poderia atrasar-se, impedindo a preparação para o jogo.
Na última semana, um conjunto de técnicos da LaLiga inspecionaram as instalações do Johan Cruyff e exigiram uma série de melhorias obrigatórias para garantir o normal desenrolar do jogo. Entre elas, a instalação de câmaras VAR em posições ótimas e a ativação de um sistema ótico que permita a transmissão do sinal. O clube tem trabalhado arduamente para cumprir estas exigências, tendo sido mesmo observados trabalhadores nas bancadas do estádio ainda hoje.
À semelhança do que aconteceu no jogo do Troféu Joan Gamper contra o Como, o clube preparou uma zona especial para lugares VIP, numa tentativa de cobrir as perdas de bilheteira que surgirão devido à disponibilidade de menos de um quarto dos lugares previstos na primeira fase do Spotify Camp Nou.
Quem joga habitualmente neste estádio é a portuguesa Kika Nazareth ao serviço da equipa feminina do Barcelona.
Após este jogo, o Barça terá uma deslocação a Newcastle (18 de setembro) na Liga dos Campeões, seguida de mais um jogo em casa no campeonato espanhol contra o Getafe (21 de setembro). E os catalães vão tentar que este jogo já seja na sua casa habitual, o Camp Nou.