Ronald Koeman, selecionador neerlandês
Ronald Koeman, selecionador neerlandês - Foto: IMAGO

Koeman: «Não vejo muitas equipas melhores do que a nossa»

Selecionador neerlandês vê grande potencial nos Países Baixos e já sabe qual é o melhor trio de médios

Ronald Koeman, selecionador neerlandês, mostrou-se otimista após a qualificação dos Países Baixos para o Mundial, apesar de não ter vencido nenhum dos jogos frente a Polónia.

«Sempre disse que éramos a melhor equipa do grupo e demonstrámo-lo. No entanto, há momentos do jogo em que temos de melhorar, seja na concentração ou noutros aspetos. Não me parece que seja uma questão tática, mas sim de compreendermos o que é preciso para sermos mais estáveis. Isso inclui responsabilizarmo-nos uns aos outros de forma construtiva, pois é isso que faz uma equipa evoluir», começou por analisar.

«O trabalho ainda não está concluído. Os maus momentos têm de desaparecer, pois podem custar-nos um jogo. Contudo, não vejo muitas equipas que sejam consistentemente superiores a nós. O potencial está lá, só precisamos de ser mais regulares», acrescentou e relembrou ainda que num torneio «tudo pode acontecer».

Para exemplificar a sua tese, o treinador de 62 anos recordou que a campeã europeia Espanha precisou de ir a penáltis para eliminar os neerlandeses nos quartos de final da Liga das Nações.

«Já estou convicto de qual deve ser o nosso meio-campo»

A seleção neerlandesa tem alternado na configuração do seu trio de médios e o antigo treinador de Barcelona e Benfica abordou a questão central.

«Não se pode assumir que o meio-campo será sempre o mesmo. A dinâmica muda se o Justin (Kluivert) jogar a 10, ou o Xavi (Simons), como hoje, ou mesmo o Tijani (Reijnders). Podemos adaptar-nos de jogo para jogo. Temos médios de grande qualidade», explicou antes de revelar um pouco mais.

Koeman explicou que já está «convicto de qual deve ser o meio-campo, em condições normais». E as apostas do treinador e o momento dos jogadores apontam a que seja Ryan Gravenberch, Frenkie de Jong e Tijani Reijnders.

Mas, o selecionador neerlandês não indicou nomes e disse que todos «verão a seu tempo». Porém, relembrou que «poderá haver jogos em que podemos fazer algo diferente».

Recorde-se que no Euro 2024, já sob a orientação de Ronald Koeman, a Laranja Mecânica chegou às meias-finais da competição.