Klaebo: o cowboy norueguês e recordista dos JO com um império longe da neve
Johannes Hoesflot Klaebo é o atleta com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos de Inverno desde este domingo, conquistando a nona da conta pessoal (e pode não ficar por aqui em Milão-Cortina) antes de completar 30 anos – fá-lo-á a 22 de outubro. E tal como muitos outros atletas que brilham no inverno, construiu um império monetário longe da neve.
Ao mesmo tempo que começava a carreira, em 2017, o norueguês também apostou numa carreira de vlogger para mostrar os métodos de treino, férias e o estilo de vida de um atleta de alta competição. Nove anos e mais de 500 mil seguidores depois, Klaebo ganhou fama e despertou mais atenção para o esqui de fundo.
O atleta tirou o melhor proveito que podia deste império que foi construindo nas redes sociais, para diversificar as fontes de rendimento: ganhou anúncios e criou uma linha de roupa, tirando partido dos milhares de fãs que foi conquistando.
Treino à cowboy
Um dos estilos de vídeo mais populares entre os seguidores de Klaebo são os treinos que realiza ao estilo cowboy, termo cunhado pelo compatriota e também esquiador Thomas Odegaarden.
O método é simples: esforçar-se ao máximo nas sessões de treino mais intensas e equilibrar o esforço em treinos mais longos, de modo a aumentar o tempo total de treino. E não se pode dizer que o processo não tenha resultados: além das nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, Klaebo também já ganhou títulos mundiais em diferentes categorias por 15 vezes.
Deste modo, o norueguês é visto como alguém que pode continuar a captar a atenção de pessoas que não estejam habituadas a seguirem desportos de inverno. E promete continuar a fazê-lo na presente edição dos Jogos: na próxima quarta-feira vai competir na prova de sprint em equipas masculinas e na prova de 50 km clássicos no sábado.