Imagem antes do início do jogo União de Leiria-FC Porto (foto: UD Leiria)
Imagem antes do início do jogo União de Leiria-FC Porto (foto: UD Leiria)

FC Porto B empata com União de Leiria na última jogada

Campeão do Mundo de sub-17, Bernardo Lima, garante um ponto na Amoreira

A União de Leiria fez da Amoreira, no Estoril, casa e recebeu o FC Porto na 22.ª jornada da Liga 2, que acabou com um empate a 2-2. Um resultado selado apenas na última jogada do encontro.

Antes do pontapé de saída, os titulares das duas equipas juntaram-se no centro do relvado para juntos agarrarem uma tarja gigante: Todos juntos pela região centro. As razões que levaram a que o jogo se desenrolasse no estádio do Estoril uniram as equipas no dia em que se assinalou um ano da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

A União de Leiria que foi mais perigosa nos primeiros minutos, mas cedo os leirenses tiram de se reinventar. Diogo Amado lesionou-se (13 minutos) e teve mesmo de ser substituído à passagem da meia-hora. Um momento infeliz para o experiente médio no regresso à titularidade, da qual estava afastado desde setembro do ano passado.

Em cima do apito para o intervalo, momento de sorte para a União de Leiria e para infelicidade do guarda-redes portista Gonçalo Ribeiro. Cruzamento de Jordan Van Der Gaag pela direita, na área Pablo Fernández cabeceou com perigo, mas Gonçalo Ribeiro faz uma bela defesa. Na recarga nova defesa, ainda melhor, do guardião que à terceira não conseguiu evitar (por muito pouco) a entrada da bola na baliza.

Acabou por ficar a União de Leiria em vantagem na paragem para o descanso, mas no arranque do segundo tempo foi o FC Porto que marcou. Bola longa para a frente de ataque, para Gonçalo Sousa. Que faz o passe a desmarcar e isolar André Miranda que, na cara do guarda-redes, picou a bola e marca para o empate (1-1).

Os azuis-e-brancos que por pouco não aumentaram a vantagem num remate de Domingos Andrade, aos 55 minutos, que foi ao poste da baliza de João Bravim. Esteve muito perto de marcar o FC Porto.

O momento do jogo vai para o impressionante remate de João Silva, aos 65 minutos. Na marcação de um livre, frontal, que o camisola 15 da União de Leiria disparou, ao ângulo superior direito, e marcou um grande golo na Amoreira, colocando o resultado em 2-1.

Aos 71 minutos Kaio Henrique viu ser-lhe negado o empate, com uma grande defesa, do guarda-redes da União de Leiria, provando que o resultado estaria aberto até ao final.

Perto do final do encontro Juan Muñoz rematou à barra da baliza do FC Porto, numa jogada de qualidade que terminou com estrondo no ferro, aos 90 minutos. Mas, como quem não marca arrisca-se a sofrer, aos 90+6, na última jogada do jogo, os portistas empataram. Falha da defensiva leirense que não conseguiu tirar a bola a Bernardo Lima, campeão do Mundo de sub-17, que no meio da defesa rematou para o empate e estreou-se a marcar pela equipa B do FC Porto.