Julián Martínez ao serviço do Alverca Foto: IMAGO

Julián Martínez explica porque rejeitou a MLS pelo Alverca

Defesa central analisou primeiras semanas no Ribatejo em entrevista concedida a canal de televisão hondurenho

Julián Martínez é uma das três ausências do plantel do Alverca na preparação para a receção ao Tondela, agendada para sexta-feira, às 20h15. Após ter sido titular diante do Benfica, a 31 de agosto, o defesa central de 21 anos rumou à América Central para representar a seleção das Honduras em duelos de qualificação da CONCACAF para o Campeonato do Mundo de 2026.

Martínez aproveitou a estadia no país natal para conceder uma entrevista ao programa desportivo local 5 Deportivo. O defesa central fez um balanço positivo das primeiras semanas ao serviço do Alverca: «Adaptei-me muito bem, toda a gente recebeu-me bem e estou a aprender para representar o meu país da melhor maneira.»

Martínez explicou os motivos que precipitaram a saída do CD Olímpia, campeão em título do Torneo Apertura hondurenho, rumo ao futebol português: «Tive propostas do New York City, o Philadelphia Union e o Toronto da MLS, do Hartberg da Áustria e de Portugal. Decidi aceitar esta [do Alverca] porque a minha prioridade era ir para a Europa e continuar a aprender.»

«Foi a proposta que mais gostei», reforçou Martínez que se estreou na Amadora, na terceira jornada, e rubricou a primeira titularidade contra o Benfica, na semana seguinte. O duelo diante das águias ficou marcado pela presença de Vinicius Jr. nas bancadas de Alverca.

Galeria de imagens 22 Fotos

Martínez explicou como descobriu que o astro do Real Madrid detinha uma participação no clube com o qual negociava: «Reunimos com os diretores do clube e comentaram que ele [Vini Jr.] era um dos donos e iria acompanhar de perto. Inclusive foi ver o jogo com o Benfica e isso motiva os jogadores a fazer as coisas bem.»

O jovem defesa central manifestou ainda o desejo de marcar presença no Campeonato do Mundo 2026 ao serviço das Honduras. Mesmo depois de um empate no Haiti na primeira jornada da segunda fase de grupos, a esperança de Martínez mantém-se intacta: «Que os adeptos continuem a acreditar e nos apoiem. Temos de estar bem preparados.»

As Honduras voltam a entrar em campo na madrugada portuguesa de terça para quarta-feira em casa diante do Nicarágua. Menos de 72 horas depois, o Alverca recebe o Tondela na quinta jornada da Liga.