Nova surpresa no MotoGP? Jorge Martín associado à Yamaha
Poderá haver uma nova surpresa no MotoGP. Segundo relatos publicados esta quinta-feira, Jorge Martín e a Yamaha estão a finalizar os detalhes de um contrato de dois anos para o ex-campeão mundial na empresa japonesa. Martín será assim o substituto de Fabio Quartararo, que, segundo informações também divulgadas esta quinta-feira, assinou pela Honda.
Martín deixará a Aprilia no final de 2026, sendo esta a sua segunda temporada na equipa com a qual assinou em 2024, ano em que conquistou o título mundial de MotoGP.
Martín tentou sair da Aprilia no final do ano passado, mas não conseguiu rescindir o seu contrato com a empresa italiana. Espera-se que o acordo com a Yamaha seja concretizado em breve, com Martín a tornar-se piloto da marca aos 29 anos.
A confirmar-se a mudança em 2027, será a terceira moto de Martín nos últimos quatro anos, após ter deixado a Pramac- Ducati no final de 2024 e ter passado um total de dois anos na Aprilia.
Martín falhará os testes em Sepang na próxima semana, uma vez que ainda não recuperou das duas operações a que foi submetido durante o inverno, necessárias após a queda no Grande Prémio do Japão. Antes disso, Martín sofreu o acidente mais grave da sua carreira no Catar e perdeu a maior parte da temporada de 2025 de MotoGP.
O ex-campeão viajará, no entanto, para a Malásia e participará na apresentação da nova temporada nos dias 6 e 7 de fevereiro. Nos testes, será substituído pelo piloto de testes da Aprilia, Lorenzo Salvadori, que pilotará ao lado do outro piloto de fábrica, Marco Bezzecchi.
Resta saber, caso Quartararo se mude para a Honda e Martín para a Yamaha, quem substituirá Jorge Martín na Aprilia.