João Sacramento, ex-treinador do LASK
João Sacramento, ex-treinador do LASK - Foto: LASK

João Sacramento deixa o LASK após problema disciplinar na equipa técnica

Primeira experiência do português enquanto treinador principal terminou após nove jogos

Apenas nove jogos oficiais depois, João Sacramento deixou o LASK. Esta foi a primeira experiência do português enquanto treinador principal de uma equipa, mas a aventura terminou muito mais cedo do que esperado e não por causa dos maus resultados desportivos, mas sim por uma situação fora de campo.

Esta terça-feira, o clube austríaco confirmou a separação com o antigo adjunto de José Mourinho, agora no Benfica, devido a um incidente disciplinar com um elemento da sua equipa técnica. Perante a situação, o LASK viu-se obrigado a rescindir contrato com um dos adjuntos de Sacramento e o luso entendeu, mas pediu para também terminar o seu contrato, por mútuo acordo, por «lealdade» à sua equipa técnica.

«Foi um incidente disciplinar dentro da equipa técnica», disse o LASK em comunicado, enquanto Sacramento também se explicou. «Compreendo perfeitamente que o clube tivesse de agir. Por lealdade à minha equipa técnica, pedi ao LASK para rescindir também o meu contrato. Esta decisão não foi fácil para mim. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores, jogadores e adeptos pelo tempo que passámos juntos. Um agradecimento especial à direção do clube pela confiança depositada em mim e por me ter permitido dar este passo. Desejo ao clube tudo de bom para o futuro», afirmou.

«João Sacramento trabalhou no LASK com grande empenho e profissionalismo. Ele sempre colocou os interesses do clube em primeiro lugar. Respeitamos a sua decisão e agradecemos a sua colaboração. Desejamos-lhe tudo de bom para o seu futuro pessoal e profissional», acrescentou o diretor desportivo, Dino Buric. Maximilian Ritscher, de 31 anos, vai assumir o cargo do luso, internamente.

Esta foi a 10.ª mudança de treinador desde que Oliver Glasner, agora no Crystal Palace, saiu para o Frankfurt em 2019, após um período de quatro anos. Em nove jogos de João Sacramento no LASK, o registo é bastante negativo: apenas duas vitórias e cinco derrotas nos primeiros sete jogos na liga austríaca, apesar de ter vencido os dois jogos para a Taça, ocupando o 10.º lugar de 12 na tabela classificativa. Em 2023/24, o LASK terminou em 3.º lugar.