José Mourinho, no FC Porto-Beira-Mar de 2002, agarra Deco, que tinha sido expulso por Carlos Xistra (A BOLA)

Mourinho só perdeu uma vez em casa na Liga por clubes portugueses

António Sousa (Beira-Mar) bateu Mourinho no seu próprio estádio: 3-2 em fevereiro de 2002. Nunca mais foi derrotado para a Liga. Perdeu também, em casa, com o Panathinaikos (0-1) em 2002/2003 e com o Real Madrid em 2003/2004 (1-3), mas para a Taça UEFA e Liga dos Campeões, respetivamente

José Mourinho, durante as suas passagens por clubes portugueses, demonstrou domínio quase absoluto nos jogos em casa. Esteve ao comando de Benfica, UD Leiria e FC Porto entre 2000 e 2004, totalizando 56 partidas em casa, com impressionante registo de 49 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota. Esta terça-feira recebe o Rio Ave.

Este único desaire caseiro na Liga destaca bem a sua capacidade estratégica e motivacional, evidenciando a forma como conseguia transformar o estádio do seu clube numa verdadeira fortaleza. Os golos marcados durante essas partidas também refletem a sua filosofia ofensiva e eficaz: 138 marcados contra apenas 39 sofridos, saldo que demonstra não só poder de ataque, mas também organização defensiva.

Curiosamente, a única derrota caseira de José Mourinho foi no FC Porto, clube português em que a sua passagem foi mais marcante. Aconteceu a 23 de fevereiro de 2002, na receção ao Beira-Mar, em jogo da jornada 24, com os comandados pelo histórico António Sousa, a baterem o FC Porto por 3-2. O guarda-redes dos aveirenses era Nuno Santos, atual adjunto de José Mourinho no Benfica.

Mourinho tinha menos de um mês à frente do FC Porto quando recebeu o Beira-Mar, num jogo que se transformou numa verdadeira montanha-russa de emoções. Cristiano abriu o marcador para os visitantes aos 27 minutos, mas McCarthy empatou antes do intervalo, aos 42. Logo no início da segunda parte, Fary voltou a colocar o Beira-Mar em vantagem aos 51’ e Paredes igualou novamente aos 81’. O golo decisivo surgiu pouco depois, aos 85, com Fary garantindo a vitória dos forasteiros.

O FC Porto alinhou com nomes sonantes como Vítor Baía, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Deco, Alenitchev e McCarthy. Do lado do Beira-Mar, Nuno Santos, Jorge Neves, Cristiano, Juninho Petrolina, Bruno Ribeiro e Fary foram as grandes figuras que marcaram a história do jogo.

O FC Porto de José Mourinho perdeu também, em casa, com o Panathinaikos (0-1) para a Taça UEFA em 2002/2003 e com o Real Madrid em 2003/2004 (1-3) para a Liga dos Campeões. Para a Liga portuguesa, entre Benfica, UD Leiria e FC porto, só tem a derrota com o Beira-Mar de António Sousa.