João Diogo Manteigas - Foto Miguel Nunes

João Diogo Manteigas crítico: «O presidente do Benfica tem de dar a cara»

Candidato à presidência pretende alterar radicalmente estratégia de comunicação encarnada e acusa a atual direção de deixar jogadores e treinadores «a defender o clube sozinhos»

João Diogo Manteigas voltou a não poupar críticas à atual direção do Benfica. Em vídeo publicado na conta oficial de Youtube da candidatura Benfica Vencerá, o advogado respondeu às perguntas dos adeptos e frisou que as águias necessitam de mudar radicalmente dentro e fora de campo: «Temos assistido aos nossos treinadores e jogadores a defender o clube sozinhos para dar todo o tipo de explicações. O presidente pouco ou nada apareceu com a sua direção.»

«O presidente tem que dar a cara institucionalmente quando os resultados não são positivos ou quando há tópicos que exijam resposta», frisou Manteigas, adepto de uma estratégia de comunicação mais proativa. O advogado pretende construir um departamento de comunicação «robusto e organizado» assente na defesa do coletivo e não de entidades individuais.

Questionado sobre as prioridades que terá caso seja eleito, o candidato à presidência encarnada aponta para várias frentes, mas destaca «a necessária apresentação interna e explicação quanto ao novo modelo desportivo para o futebol e modalidades, assente na aposta clara na formação e na contratação cirúrgica de atletas que entrem diretamente para titulares.»

A candidatura Benfica Vencerá pretende ainda nomear três diretores desportivos responsáveis pelo futebol sénior, pelo Benfica Campus e pelas modalidades. Ainda assim, a urgência não se esgota dentro das quatro linhas: «Pretendemos a abertura concurso público para captar a entidade independente que vai proceder à auditoria forense ao universo Benfica para obter um diagnóstico rigoroso e verificar se o Benfica foi lesado.»

Financeiramente, Manteigas pretende identificar as áreas passíveis de poupança e investimento. O empresário deixa bem patente a intenção de comprar «mais ações dos investidores individuais», mas salienta que a missão não será de fácil execução.

João Diogo Manteigas apresenta três desafios: convencer os investidores a negociar, encontrar um preço justo e ajustado e encontrar parceiros estratégicos «que se queiram associar ao Benfica e que tragam vantagens empresariais e desportivas.»