Athletic Bilbao impedido pela FIFA de inscrever jogadores
O Athletic Bilbao foi incluído na plataforma digital da FIFA que lista os clubes proibidos de inscrever novos jogadores, enfrentando uma sanção que abrange três janelas de transferências. O clube basco, no entanto, desvaloriza a situação, garantindo que se trata de uma questão menor que será resolvida em breve.
Desde esta quarta-feira que o nome do emblema espanhol consta na FIFA Registration Bans, uma lista pública do organismo que rege o futebol mundial. A penalização anunciada impede o clube de registar atletas no verão de 2026, no inverno de 2027 e ainda no verão do próximo ano.
A FIFA explica que esta medida disciplinar pode ser imposta pelas suas instâncias legais ou pelo Tribunal do Futebol devido a várias infrações, como «disputas financeiras ou incumprimentos regulamentares». Contudo, o organismo não especificou o motivo exato que levou à sanção aplicada ao Athletic.
De acordo com o jornal Marca, fontes do clube de Bilbau asseguram que o caso não terá grande impacto e que a situação será regularizada rapidamente. «É uma discrepância por uns direitos sobre um futebolista que será solucionada nas próximas horas», afirmaram fontes da entidade, tratando o assunto como um mero trâmite administrativo.
De facto, este tipo de sanção pode ser levantada se o clube visado cumprir os requisitos necessários para corrigir a infração que originou o castigo, algo que o Athletic espera fazer com a maior brevidade possível para resolver o diferendo com a FIFA.