Nove já vergaram o FC Porto pelo Nacional
O Nacional recebe neste domingo o FC Porto, com o intuito de repetir a façanha da última temporada, em que derrotou os dragões por 2-0, com golos de Dudu (17’) e Zé Vitor (44’). Metade dos 16 jogadores utilizados pelo treinador Tiago Margarido continuam no plantel nesta campanha, mas nem todos vão poder defrontar o líder do campeonato.
Em 2024/25, Lucas França, Zé Vitor, Ulisses, José Gomes e Matheus Dias foram titulares e na segunda parte Tiago Margarido recorreu ainda a João Aurélio, Léo Santos e André Sousa. Porém, deste octeto, só quatro estão disponíveis para defrontar o FC Porto: Lucas França, Ulisses e João Aurélio estão entregues ao departamento clínico, e Léo Santos vai cumprir um jogo de castigo, devido a cartões amarelos.
Será, pois, um onze renovado em relação ao triunfo da última temporada, o que Tiago Margarido irá apostar, com apenas três jogadores a repetirem a titularidade: Zé Vitor, José Gomes e Matheus Dias.
E Zé Vitor é o único que poderá voltar a marcar aos dragões. O central até tem estado em plano de destaque nessa matéria e é o segundo melhor marcador dos madeirenses, com quatro golos, atrás do goleador Jesús Ramírez, com 14.
Ao serviço do Nacional, João Aurélio já derrotou o FC Porto por duas vezes. Além do triunfo em 2024/25, o lateral direito também esteve – como titular – no triunfo dos madeirenses em 2013/14, por 2-1. Daniel Candeias (19’) colocou os insulares em vantagem, com Jackson Martínez a empatar aos 46’, para dois minutos depois Mario Rondon fixar o resultado. Lucas João, de regresso aos alvinegros nesta temporada, foi aposta do treinador Manuel Machado, entrando aos 55 minutos para o lugar de Djaniny.
Tal como na época passada e na atual, em 2013/14 Jota também fazia parte do plantel e nesse duelo com os dragões não saiu do banco de suplentes.