O desalento de Rodrigo Mora perante os festejos de Zé Vítor, autor do segundo golo do Nacional diante do FC Porto
Jogadores do Nacional nos festejos do segundo golo, na vitória frente ao FC Porto, em 2024/25

Nove já vergaram o FC Porto pelo Nacional

Madeirenses derrotaram o FC Porto na última época e dos 16 jogadores utilizados pelo treinador Tiago Margarido, metade fazem parte do plantel atual. João Aurélio e Jota estavam no grupo, nos dois triunfos. Lucas João venceu em 2023/14

O Nacional recebe neste domingo o FC Porto, com o intuito de repetir a façanha da última temporada, em que derrotou os dragões por 2-0, com golos de Dudu (17’) e Zé Vitor (44’). Metade dos 16 jogadores utilizados pelo treinador Tiago Margarido continuam no plantel nesta campanha, mas nem todos vão poder defrontar o líder do campeonato.

Em 2024/25, Lucas França, Zé Vitor, Ulisses, José Gomes e Matheus Dias foram titulares e na segunda parte Tiago Margarido recorreu ainda a João Aurélio, Léo Santos e André Sousa. Porém, deste octeto, só quatro estão disponíveis para defrontar o FC Porto: Lucas França, Ulisses e João Aurélio estão entregues ao departamento clínico, e Léo Santos vai cumprir um jogo de castigo, devido a cartões amarelos.

Será, pois, um onze renovado em relação ao triunfo da última temporada, o que Tiago Margarido irá apostar, com apenas três jogadores a repetirem a titularidade: Zé Vitor, José Gomes e Matheus Dias.

E Zé Vitor é o único que poderá voltar a marcar aos dragões. O central até tem estado em plano de destaque nessa matéria e é o segundo melhor marcador dos madeirenses, com quatro golos, atrás do goleador Jesús Ramírez, com 14. 

Ao serviço do Nacional, João Aurélio já derrotou o FC Porto por duas vezes. Além do triunfo em 2024/25, o lateral direito também esteve – como titular – no triunfo dos madeirenses em 2013/14, por 2-1.  Daniel Candeias (19’) colocou os insulares em vantagem, com Jackson Martínez a empatar aos 46’, para dois minutos depois Mario Rondon fixar o resultado. Lucas João, de regresso aos alvinegros nesta temporada, foi aposta do treinador Manuel Machado, entrando aos 55 minutos para o lugar de Djaniny.

Tal como na época passada e na atual, em 2013/14 Jota também fazia parte do plantel e nesse duelo com os dragões não saiu do banco de suplentes.