Seleção feminina de Espanha recebe a Suécia em Málaga, por isso a arte junta dois filhos da cidade, Picasso e Antonio Banderas, para apresentar as convocadas... em tela

Jenni Hermoso e Mapi Leon: dois regressos de peso na Espanha

Benfiquista Cristina Martin-Prieto também chamada

A primeira convocatória de Sonia Bermúdez como selecionadora, para as meias-finais a duas-mãos da Liga das Nações, fica marcada por dois regressos: Jenni Hermoso e também Mapi León, que estava afastada da equipa há três anos.

Hermoso não era convocada desde outubro de 2024, não contando desde aí para a então selecionadora Montse Tomé. Estava marcada pelo processo judicial contra Luis Rubiales pelo beijo não consentido na final do Mundial. É, ainda, a melhor marcadora da história (57 golos) e segunda jogadora com mais internacionalizações (123).

O caso de Mapi León era ainda mais profundo, pois não representava a seleção desde o Euro 2022. Ainda antes do Mundial manchado pelo beijo de Rubiales, o ambiente não era bom na federação, pelo que foi uma das líderes do grupo conhecido como «As 15», que se insurgiu contra a Federação exigindo melhorias, e se recusou a jogar. Apesar de algumas terem voltado, Mapi manteve-se firme: não voltou antes do Mundial, nem depois, mesmo chamada por Tomé.

A benfiquista Cristina Martín-Prieto está também na lista para os jogos com a Suécia, dias 24 e 28, sendo o primeiro em Málaga, o segundo em Gotemburgo.

Eis as convocadas:

Cata Coll (Barcelona), Adriana Nanclares (Athletic Club), Eunate Astralaga (Eibar); Ona Batlle (Barcelona), Jana Fernández (London City), Irene Paredes (Barcelona), Mapi León (Barcelona), María Méndez (Real Madrid), Olga Carmona (PSG), Lucía Corrales (London City); Laia Aleixandri (Barcelona), Alexia Putellas (Barcelona), Aitana Bonmatí (Barcelona), Clara Serrajordi (Barcelona), Vicky López (Barcelona), Fiamma Benítez (Atlético de Madrid); Mariona Caldentey (Arsenal), Esther González (Gotham), Cristina Martín-Prieto (Benfica), Salma Paralluelo (Barcelona), Claudia Pina (Barcelona), Eva Navarro (Real Madrid) e Jenni Hermoso (Tigres)