Jean-Louis Gasset, figura icónica do futebol francês, morre aos 72 anos
Jean-Louis Gasset, figura icónica do futebol francês, morreu, na manhã desta sexta-feira, aos 72 anos. O antigo internacional francês passou quase toda a carreira como futebolista no Montpellier, onde, mais tarde, foi treinador. Foi também, durante muitos anos, adjunto de Laurent Blanc, com quem jogou no Montpellier.
A parceria entre Jean-Louis Gasset e Laurent Blanc começou no Bordéus e ficou marcada por um título de campeão francês, em 2009, mesmo ano em que também conquistaram Taça da Liga e Supertaça francesa. Seguiram depois para o PSG, onde aumentaram o palmarés, com três campeonatos, três Taças da Liga, duas Taças e três Supertaças de França. Separaram-se quando deixaram o PSG.
Em janeiro de 2017, Jean-Louis Gasset assumiu o comando técnico do Montpellier. Após meia época, em que salvou o Montpellier da descida, passou dois anos no Saint-Étienne, antes de seguir para a seleção da Costa do Marfim. Em 2023/2024, chegou ao Marselha para acabar a época. Embora tenha anunciado o fim de carreira no final da passagem pelo Marselha, voltou a meio da temporada passada para assumir o Montpellier, que não conseguiu impedir que descesse de divisão.
«O MHSC soube hoje com imensa tristeza do falecimento de Jean-Louis Gasset. Hoje, o clube Montpellier perdeu uma das suas figuras icónicas. A nossa tristeza é enorme ao lembrarmos o seu sorriso, a sua voz inimitável e a sua sagacidade», escreveu o Montpellier, nas redes sociais.
💫 Le MHSC a appris ce jour avec une immense tristesse la disparition de Jean-Louis Gasset.
— MHSC (@MontpellierHSC) December 26, 2025
Fils de Bernard Gasset, l’un des membres fondateurs du club Pailladin aux côtés du Président Louis Nicollin, Jean-Louis a successivement été joueur, éducateur puis entraîneur de l’équipe… pic.twitter.com/F48lz1CFBT
Artigos Relacionados: