Ivo Vieira: «Benfica? Não nos desviaremos da nossa identidade»
O Tondela defronta este sábado (20h30) o Benfica, numa partida relativa à 3.ª jornada da Liga, e nem o facto de o palco do jogo ser o Estádio da Luz retira ponta de confiança a Ivo Vieira.
O treinador dos auriverdes projetou, ao início da tarde desta sexta-feira, a deslocação ao reduto dos encarnados, dando conta do respeito que a sua equipa tem pelo poderio do adversário, mas sem esconder que no balneário dos beirões reina a ambição da conquista de pontos no anfiteatro benfiquista.
Para isso, sublinha Ivo Vieira, é necessário que o Tondela continue a demonstrar os mesmos princípios que tem vindo a apresentar neste arranque de campeonato, com a grande questão a residir na finalização. Até ao momento, recorde-se, os tondelenses somam duas derrotas noutros tantos jogos - SC Braga (0-3) e Famalicão (0-1) - e ainda não apontaram qualquer golo.
«Nunca é um bom palco quando se vem de resultados menos conseguidos. É um desafio. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas não nos desviaremos daquilo que é o nosso intuito e da nossa identidade. A equipa tem por princípio discutir o resultado e acreditar. A equipa tem produzido o suficiente para, no mínimo, fazer golos. Não o conseguimos, mas vamos continuar a tentar que isso aconteça. Por coincidência, vamos jogar com um adversário que nos vai criar dificuldades e cujos objetivos são para outros voos, nomeadamente a luta pelo título e outras metas a nível europeu, mas vamos tentar que essa nossa eficácia apareça no jogo com o Benfica, porque é o próximo. Se o adversário fosse outro, a mensagem seria a mesma. Acho que aquilo que a equipa fez até ao momento merecia um pouco mais, em termos de golos e de pontos. Vamos tentar discutir o jogo em busca do sucesso», assumiu.
O Benfica será anfitrião do Tondela a meio de uma importante e decisiva eliminatória europeia - os encarnados empataram (0-0), anteontem, no recinto do Fenerbahçe, na primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões, e recebem a formação turca na próxima quarta-feira (20 horas) -, mas essas contas não dizem respeito aos beirões. E Ivo Vieira assume que, qualquer que seja a equipa a apresentar por Bruno Lage no duelo de amanhã, será sempre de qualidade: «O que o Benfica pode ou não fazer não nos diz muito. Mesmo eventualmente gerindo, o Benfica tem argumentos mais do que suficientes para apresentar uma equipa fortíssima, ainda para mais jogando em sua casa e perante os seus adeptos. Nós temos é de concentrar-nos naquilo que o Tondela pode fazer. E o que podemos fazer é seguir o nosso alinhamento e os objetivos em que acreditamos, ou seja, discutir o jogo, tentar atacar o máximo possível e nunca nos encolhermos para dar a iniciativa ao adversário. Se o adversário tiver o mérito de ter a iniciativa do jogo, nós teremos de ser organizados. Depois, temos de atacar, visar a baliza do adversário e ter resultados diferentes dos que temos tido.»
Contas feitas, o técnico madeirense que orienta os auriverdes diz ter tudo pronto para que o Tondela possa surpreender, acrescentando, a propósito, que Ivan Cavaleiro, a mais recente contratação do clube, ainda não irá estrear-se na Luz. «Tenho 23 jogadores e tenho é dificuldades em deixar jogadores de fora. Obviamente que ninguém quer ficar de fora, neste e noutros jogos, mas foi uma semana normal, trabalhámos de forma natural, mesmo sabendo que vamos ter pela frente uma equipa com outros argumentos. Fizemos os jogadores acreditarem que podem discutir o jogo, sendo competitivos e trazendo algo da partida», concluiu.