Maxime Lopez, jogador do Paris FC - Foto: IMAGO

Internacional sub-21 francês oferece-se à Argélia: «Se me convocarem, vou»

Maxime Lopez nega que a disponibilidade se deva à proximidade com a CAN e o Mundial 2026

Internacional sub-21 francês, Maxime Lopez revelou esta segunda-feira que está disponível para representar a seleção da Argélia, a pouco mais de um mês do início da CAN – e com o Mundial 2026 na mira.

O médio de 27 anos nasceu em França, em Marselha, mas tem nacionalidade argelina por causa da família materna. Em entrevista ao Canal+, diz que está disponível para jogar pela nação africana caso seja convocado pelo selecionador Vladimir Petkovic.

«Não houve conversas concretas, mas existiram pequenas abordagens para saber a minha opinião. Veremos o que pode acontecer, mas sim, porque não? Para ser honesto, se me chamarem vou», começou por dizer.

«As pessoas vão dizer: 'É um oportunista, por causa da CAN e do Mundial'. Mas penso que, mesmo numa época sem essas competições, se me tivessem chamado, eu teria ido. Sou um competidor e também quero jogar por uma seleção nacional», acrescentou.

O jogador do Paris FC revelou que nunca foi à Argélia e justificou o facto de só agora estar a levantar a possibilidade de jogar pela equipa argelina.

«Sempre falei da seleção francesa porque, a nível da seleção argelina, nunca me contactaram. Até certo ponto, não creio que seja eu a ter de dar o primeiro passo. Recentemente, contactaram-me para saber a minha situação. Eu disse claramente que, se me chamarem, irei. Agora, veremos o que o futuro reserva. É evidente que se a seleção da Argélia me convocar irei», garantiu.

«Não vou mentir e dizer que já lá fui, porque nunca fui. Mas irei com todo o gosto assim que tiver oportunidade», admitiu.

Em fevereiro de 2024, refira-se, Lopez havia garantido numa entrevista que estava focado em jogar pela França e negou qualquer contacto «concreto» por parte da Argélia: «Não vou falar mal, mas, para ser honesto, de momento estou focado na seleção de França.»